Fiscalização flagrou dezenas de motoristas sob efeito de álcool ou que recusaram o teste do bafômetro entre a véspera e o feriado de Natal.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou um total de 230 infrações de trânsito em Manaus durante o feriado natalino. Os dados correspondem às abordagens realizadas pela equipe de Fiscalização entre a noite de quarta-feira (24/12) e a madrugada desta quinta-feira (25/12), como parte da “Operação Final de Ano Seguro 2025”.
A ação estratégica, que conta com mais de 120 agentes de trânsito, abrangeu todas as zonas da capital amazonense e região metropolitana. O objetivo central é reforçar a segurança viária durante o período de festas, historicamente marcado pelo aumento do fluxo de veículos e pedestres.
Embriaguez e irregularidades lideram as autuações do Detran-AM
Entre as infrações constatadas, o consumo de álcool associado à direção foi um dos pontos mais críticos. Somando os flagrantes de embriaguez ao volante com as recusas ao teste do etilômetro, os números mostram que 72 condutores foram autuados por questões relacionadas à Lei Seca.
Confira as dez infrações mais recorrentes registradas pelo órgão no período:
-
Dirigir sob a influência de álcool: 38 autuações
-
Veículo não licenciado: 36 autuações
-
Recusa ao teste do etilômetro: 34 autuações
-
Conduzir veículo sem equipamento obrigatório: 24 autuações
-
Motociclista sem capacete: 24 autuações
-
Dirigir sem habilitação (CNH): 18 autuações
-
Veículo com descarga livre (barulhenta): 13 autuações
-
Permitir condução a pessoa sem CNH: 12 autuações
-
Passageiro de moto sem capacete: 10 autuações
-
Veículo sem placa de identificação: 9 autuações
Operação segue até 2026
A “Operação Final de Ano Seguro 2025” foi deflagrada na última terça-feira (23/12) e continuará ativa até o dia 1º de janeiro de 2026. Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o foco não é apenas punitivo, mas educativo, visando a preservação da vida.
“Estamos em um momento festivo, de grande fluxo na cidade. Então, esta é mais uma oportunidade de enfatizar a importância das boas práticas no trânsito para que todos cheguem aos seus destinos sãos e salvos. Nossa fiscalização vai além das punições por infrações de trânsito: queremos mostrar que todos devem colaborar”, destacou Fernandes.
As equipes de fiscalização permanecerão nas ruas nos próximos dias para coibir irregularidades e evitar sinistros graves durante as celebrações de Ano Novo.
Leia mais:
Operação Natal Mais Seguro terá reforço de 500 alunos soldados em Manaus
Operação Natal Mais Seguro: PM desarticula grupo e combate tráfico em Coari
Guerra tecnológica na Amazônia: facções usam drones para driblar a polícia
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

