Pela primeira vez na história, os elencos dos bois bumbás de Parintins conquistaram o palco do maior festival de artes cênicas da América Latina, o Festival de Curitiba. O espetáculo inédito “Caprichoso e Garantido: O duelo da Amazônia” marcou a abertura da 32ª edição do festival na última segunda-feira (25/03), reunindo mais de três mil espectadores no Teatro ViaSoft, na capital paranaense.
Durante a segunda e terça-feira (26 e 27/03), o elenco bovino voltou a se apresentar no mesmo teatro, proporcionando uma imersão no universo do Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Duelo da Amazônia
A performance, intitulada “Duelo da Amazônia”, teve início com os apresentadores dos bois Garantido, Israel Paulain, e Caprichoso, Edmundo Oran, dividindo o mesmo palco. Apesar das diferenças entre os bois, eles simbolizaram a união para enaltecer a cultura e o folclore amazônico.
O Boi Garantido deu início às apresentações com a presença de Israel Paulain e do levantador de toadas, Sebastião Júnior. O tripa Batista Silva conduziu o boi da Baixa do São José, ao lado da sinhazinha Valentina Coimbra.
Posteriormente, o elenco azulado, liderado por Edmundo Oran e o levantador de toadas, Patrick Araújo, entrou em cena. A sinhazinha da fazenda Valentina Cid dividiu o palco com o touro negro da Francesa, representado pelo tripa Alexandre Azevedo.
O espetáculo prosseguiu com os itens oficiais alternando no palco, conforme o repertório de toadas dos bois Caprichoso e Garantido, durante uma hora e vinte minutos. A apoteose culminou ao som da toada “O Amor está no ar”, de Chico da Silva, com todos os itens dos bois celebrando a força do Festival de Parintins, da cultura e da arte amazonense. A direção artística foi assinada por Rivaldo Pereira (Garantido) e Edwan Oliveira (Caprichoso).
Delegações dos Bois
A delegação azulada contou com Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte), Valentina Cid (sinhazinha), Edmundo Oran (apresentador), Patrick Araújo (levantador de toadas), Erick Beltrão (pajé) e Alexandre Azevedo (tripa), além do Corpo de Dança Caprichoso, músicos e diretores.
Já a delegação encarnada, liderada por Israel Paulain (apresentador) e Sebastião Júnior (levantador), contou com Edilene Tavares (rainha do folclore), Valentina Coimbra (sinhazinha), Lívia Christina (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé) e Batista Silva (tripa), junto com músicos e dançarinos do Garantido Show, à exceção da cunhã-poranga Isabelle Nogueira, participante do reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo.
Leia mais:
Festival de Curitiba destaca Bois-Bumbás e ícones nacionais
Governador ministro lançam programa Pé-de-Meia no AM
Prefeito de Itacoatiara é multado pelo TCE-AM por falta de transparência
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook