O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), reunido até esta quarta-feira (27/03) em Brasília, colocou em evidência a experiência de monitoramento da Febre do Oropouche no Amazonas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.
A participação da FVS-RCP na Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Epidemiologia ressalta o compromisso do Amazonas em colaborar com iniciativas nacionais para fortalecer a vigilância em saúde no país.
Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica na FVS-RCP, compartilhou as ações e desafios enfrentados pela equipe durante o monitoramento da doença na região. Ele destacou a importância de compartilhar experiências para fortalecer as estratégias de controle da Febre do Oropouche.
Além de Alexsandro, Ana Ruth Arcanjo, diretora do Laboratório de Saúde Pública do Amazonas, contribuiu com informações sobre o diagnóstico e monitoramento laboratorial da doença.
A FVS-RCP divulga semanalmente, às quintas-feiras, o cenário de arboviroses no Amazonas, incluindo os dados de Febre do Oropouche. Desde o início do ano até quinta-feira (21/03), foram confirmados 2.316 casos de Febre Oropouche por critério laboratorial.
As ações da FVS-RCP no monitoramento da Febre do Oropouche incluem direcionamento técnico por meio de Nota Técnica, orientação e monitoramento das Secretarias Municipais de Saúde, vigilância nos serviços de saúde e instituição de Comitê Estadual de Investigação de Óbitos relacionados a arboviroses.
Leia mais:
RJ registra caso de febre oropouche em morador que visitou AM
Explicando: febre Oropouche
AM tem alta de febre oropouche em meio a dengue e Covid
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook