O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 inicia nesta segunda-feira (27) e se estende até o dia 7 de junho. A inscrição, assim como em 2023, deve ser feita por meio da Página do Participante, que está disponível dentro da plataforma gov.br.
Devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, haverá um calendário estendido para as inscrições no estado, conforme comunicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As datas do estado ainda não foram divulgadas.
Enem 2024
As provas do Enem 2024 serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 85, e o pagamento pode ser efetuado até o dia 12 de junho. Todos os moradores do Rio Grande do Sul também terão direito à isenção desta taxa.
Na última sexta-feira (24), o Inep divulgou os resultados dos recursos relacionados à isenção da taxa de inscrição e às justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos isentos que não compareceram às provas.
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas procuram realizar uma autoavaliação de seus conhecimentos antes de finalizar a educação básica, também podem se inscrever no Enem na condição de treineiros.
Exame nacional do ensino médio
O Enem, criado em 1998, é um exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica e é a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil.
Os resultados do Enem podem ser utilizados para ingressar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos por diversas instituições privadas e por universidades em países de língua portuguesa que têm acordos com o Brasil.
Leia mais:
Sine Manaus oferece 542 vagas de emprego nesta segunda (27)
Confira as orientações preventivas para minimizar os efeitos da estiagem
Jovens indígenas assumem legado de proteção da floresta amazônica
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook