A Prefeitura de Manaus registrou uma queda média de 58,6% nos assaltos a ônibus na capital amazonense entre março e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados foram consolidados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com base em informações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
Segundo o levantamento, a redução das ocorrências variou de 28% a 76%, com destaque para os meses de maio e junho, que tiveram as maiores quedas. O resultado é reflexo de ações estratégicas de fiscalização, monitoramento e planejamento do IMMU, somadas à presença ostensiva da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) nos terminais e corredores de transporte coletivo.
“Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A redução média de quase 60% reforça o protagonismo do IMMU na coordenação das operações, sempre em parceria com os órgãos de segurança, para garantir mais tranquilidade e segurança aos usuários do transporte coletivo”, destacou Arnaldo Flores, diretor-presidente do IMMU.
O secretário da Semseg, Alberto de Siqueira, ressaltou que a criação da Romu foi um marco estratégico da gestão do prefeito David Almeida, com foco direto na proteção do transporte coletivo.
“A Romu nasceu de uma determinação do prefeito David Almeida, que nos orientou a olhar com atenção especial para o transporte coletivo e cuidar da segurança das pessoas que dependem desse serviço. Recentemente, reforçamos esse compromisso com a formatura de novos guardas, preparados para intensificar as ações e garantir mais tranquilidade à população de Manaus”, afirmou Siqueira.
A Prefeitura de Manaus reforça que continuará investindo em segurança no transporte público, com estratégias de integração e monitoramento que ampliem a proteção dos passageiros e trabalhadores do sistema de ônibus.
Leia mais:
David Almeida entrega 20 ônibus com ar-condicionado e câmeras de segurança
Como Manaus conseguiu reduzir em 90% os assaltos a ônibus
Assaltos no transporte público causam prejuízos a motoristas e cobradores
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

