sábado, junho 15, 2024
32.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeAssaltos no transporte público causam prejuízos a motoristas e cobradores

Assaltos no transporte público causam prejuízos a motoristas e cobradores

Publicado em

Publicidade

Diariamente, milhares de passageiros utilizam o transporte público em Manaus. Esse fluxo acaba atraindo o olhar de criminosos. O prejuízo financeiro fica para as empresas e seus colaboradores, além dos próprios passageiros.

Em 2022 foram registrados 1.812 assaltos nos coletivos, com prejuízos avaliados em cerca de R$308 mil, sem considerar a perda de bens dos passageiros. Esses são dados do Relatório do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram). 

Prejuízo financeiro aos funcionários

O dano acaba sendo maior para os funcionários dos coletivos, motoristas e cobradores. Dados do Sinetram mostram que há mais de cinco casos de assaltos a ônibus por dia em Manaus. 

Segundo a advogada e professora mestre em Segurança Público, Goreth Campos Rubim, os danos causados aos motoristas e cobradores não são apenas danos patrimoniais, mas principalmente psicológicos e até psiquiátricos.

Nesse sentido, o vereador Jander Lobato (PP) solicitou urgência na tramitação do Projeto de Lei nº378/2023 que proíbe empresas de transporte público descontar dos salários desses funcionários os valores roubados nos assaltos. 

“Embora haja acordos coletivos de trabalho que pactuam a prática do desconto em caso de assaltos, reiteramos que a justiça tem entendido que este procedimento visa privilegiar exclusivamente o empregador em detrimento do empregado”, afirma o vereador em justificativa. 

O PL propõe ainda a assistência psicossocial aos colaboradores que forem vítimas. “Não é concebível que o trabalhador após sofrer um assalto, volte ao seu posto laboral, sem que passe pela intervenção de um profissional da área da saúde que possa atestar sua condição clínica e sua capacidade para desenvolver suas funções com efetividade plena”, ressalta Jander.

Goreth Campos enxerga a assistência psicossocial como uma excelente alternativa. “É importante que as empresas de transporte público invistam […] no acompanhamento psicológico para os funcionários. No caso dos cobradores e motoristas que tenham sido vítimas de roubos ou furtos recorrentes dentro do transporte público. Então cuidar da saúde mental dos empregados seria uma excelente alternativa por parte dessas empresas”, ressalta.

O Projeto está na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

Medidas para diminuir os assaltos

Algumas medidas foram tomadas para coibir os assaltos nos coletivos – uma delas foram as instalações de câmeras de monitoramento nos ônibus. De acordo com o Sinetram, nos quatro primeiros meses de 2023, foram registrados 30% menos casos, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo a Prefeitura de Manaus, nos próximos meses todos os veículos estarão com monitoramento. 

“Hoje, 66% dos ônibus possuem o equipamento e a nossa meta, a partir deste entendimento, é que 100% da frota de ônibus de Manaus esteja monitorada com câmeras de segurança. A medida não acaba com a ação de bandidos, mas inibe”, afirmou o Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). De janeiro a abril deste ano foram registrados cerca de 428 roubos. 

Goreth Campos enfatiza outras medidas que podem ser tomadas pelas empresas de transporte, como a utilização de alarmes ou dispositivos que acionasse diretamente a Polícia Militar. 

Leia mais:
Vereadores aprovam alteração em área ambiental para construir posto de gasolina

Prefeito ajusta PCCR dos servidores da Área Não Específica

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...

Operação na Base Arpão 2 leva à maior apreensão de drogas no AM

Apreensão recorde de droga no Amazonas As Forças de Segurança do Amazonas realizaram a maior...

Mais como este

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...