Neste ‘Dezembro Vermelho’, mês de conscientização e combate ao HIV/Aids, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), destaca a importância do tratamento e as medicações que devem ser utilizadas pelos pacientes que vivem com a doença.
Segundo a farmacêutica da FMT-HVD, Alrilene Sant, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza diversos tipos de medicamentos e todos os tratamentos para o combate ao HIV/Aids, disse ela, seguem o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.
De acordo com ela, a terapia antirretroviral (Tarv), tratamento que combina medicamentos para impedir a multiplicação do vírus HIV no organismo, oferece benefícios significativos, como o aumento da expectativa de vida, redução da progressão da doença, prevenção de comorbidades (como cardiovasculares e renais), além de melhorar a qualidade de vida e agir na redução da transmissão do vírus HIV.
A farmacêutica explica que a Tarv deve ser iniciada no mesmo dia ou em até sete dias após o diagnóstico da infecção pelo HIV. A continuidade do tratamento, frisa a médica, é muito importante. “A equipe multidisciplinar da FMT-HVD faz o acolhimento e cuidado aos pacientes, estabelecendo uma abordagem individualizada, até que a pessoa esteja adaptada e familiarizada com o tratamento”, destaca.
“Para o início do tratamento, utilizamos dois tipos de medicamentos: o Dolutegravir e a combinação Tenofovir + Lamivudina, conhecidos como 2 em 1, já que são duas substâncias em um único comprimido. Esses são os medicamentos mais utilizados, mas também há outras classes de antirretrovirais disponíveis”, explica a profissional.
Alrilene Sant também chama atenção para a existência de uma nova medicação, composta por Dolutegravir e Lamivudina, comercializada sob o nome de “Dovato”. Esse medicamento permite que a pessoa viva com HIV usando apenas um comprimido ao dia.
Todos os medicamentos para a Tarv estão disponíveis gratuitamente no SUS, assim como o tratamento, que é recomendado para todas as pessoas que testarem positivo para HIV.
Além do tratamento com medicamentos, é necessária a realização de exames complementares para acompanhar a condição clínica da pessoa vivendo com HIV/Aids. A frequência desses exames é orientada pelos profissionais de saúde, considerando a condição clínica do paciente e o uso da Tarv.
Outros serviços
Equipes da FMT- HVD ofertam para os pacientes da unidade com HIV/Aids serviços de psicoterapia, com atendimento psicológico disponível após o diagnóstico. Outro serviço ofertado é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que realiza exames, oferece aconselhamento e acompanha os pacientes em todo o processo médico.
A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado está localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Leia mais:
Operação Ano Novo da Arsepam prevê mais de 30 mil passageiros
Tempo chuvoso deve persistir em Manaus até o ano novo
David Almeida anuncia liberação da Praia da Ponta Negra
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook