Dois estudos da Onze, fintech especializada em saúde financeira e previdência privada corporativa, que 6 em cada 10 trabalhadores brasileiros (63%) enfrentam problemas financeiros, e que isso afeta sua saúde mental. O estudo “Saúde & Gestão” e o estudo “Estresse financeiro”, em parceria com a seguradora Icatu, buscaram fazer uma conexão entre a saúde dos trabalhadores e seu nível de estresse financeiro. Confira os resultados:
Problemas financeiros
Entre os principais problemas destacados pelos entrevistados do “Saúde & Gestão”, estão questões financeiras (64%), de saúde mental e emocional (57%), e de saúde física (33%).
Dentre os causadores dos problemas financeiros entre os trabalhadores que participaram da pesquisa, destacam-se dívidas do cartão de crédito (52%) e renda insuficiente para cobrir os gastos mensais (45%).
Dos 770 entrevistados pelo “Saúde & Gestão”, 50% relataram algum problema de saúde. A pesquisa também destaca que 20% dos participantes avaliam que sua produtividade está afetada ou poderia ser melhorada, enquanto 13% afirmam que seu desempenho é influenciado pelos problemas enfrentados.
Saúde mental e física
A pesquisa realizada em parceria com a seguradora Icatu entrevistou 8.573 trabalhadores. Nela, foi constatado que que 59% dos entrevistados não possui uma reserva financeira de emergência, 41% têm suas despesas mensais superando a renda, e 54% têm o dinheiro como a maior preocupação atual, acima de família, saúde e trabalho.
O estudo destaca o impacto do “estresse financeiro” no Brasil, associando-o a problemas como ansiedade (53%) e insônia (41%), além de relatos de depressão e dificuldades nos relacionamentos interpessoais. Surpreendentemente, 68% dos participantes afirmam que as preocupações financeiras afetam diretamente seu desempenho no trabalho.
O maior temor entre os respondentes é a falta de dinheiro para emergências, como questões de saúde e acidentes. Entre aqueles que relatam sentimentos negativos relacionados ao dinheiro, 64% afirmam que as finanças já impactam sua qualidade de vida.
* Com informações da Onze
Leia mais:
Piratas geram prejuízos de R$ 48 milhões no AM
Detran-AM realiza leilão com 200 veículos na segunda-feira
Estiagem 2024: Defesa Civil do Amazonas apresenta previsões
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook