Durante a 5ª Feira de Artesanato Indígena da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), uma bebida ancestral tem chamado atenção dos visitantes do 58º Festival Folclórico de Parintins: a Cachaça do Índio. Produzida artesanalmente com ingredientes nativos como marapuama, manacá, mirantã e guaraná, a bebida é feita na aldeia Tauamirim, no município de Tapauá, a 449 km de Manaus.
O responsável pela criação é o jornalista e artesão Yuri Magno, da etnia Sateré-Mawé, que desenvolve a bebida no Centro de Empreendedorismo Indígena Yandé Muraki, iniciativa da Fepiam voltada à valorização da cultura e à geração de renda entre os povos originários do estado.
“A Cachaça do Índio faz parte da nossa medicina tradicional, junto a outros produtos que fabricamos. Tudo é feito com o conhecimento que recebi desde os meus 13 anos na aldeia, com responsabilidade e respeito pela floresta”, explica Yuri.
Bebida simboliza inovação com identidade cultural
A Cachaça do Índio se destaca não apenas pelo sabor exótico, mas por representar uma prática sustentável e culturalmente rica, que transforma saberes tradicionais em empreendedorismo indígena.
Para o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, a presença da bebida na feira é uma demonstração de resistência cultural e de inovação com base nas raízes dos povos originários do Amazonas.
“A Cachaça do Índio é o reflexo do que defendemos: um empreendedorismo indígena que respeita a ancestralidade, valoriza os saberes do nosso povo e transforma isso em oportunidade econômica com identidade”, afirmou Makaxi.
Feira valoriza artesanato e produtos indígenas
O estande da Fepiam na feira, localizado na Praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, é um dos mais visitados durante o festival. Além da cachaça, o espaço reúne artesanato e produtos da agricultura familiar de diferentes etnias do Amazonas, reforçando a diversidade e a riqueza cultural indígena.
A feira segue até o domingo (29), integrando a programação oficial do Festival de Parintins 2025, promovido pelo Governo do Amazonas.
Leia mais:
Confira o resumo da 3º noite do Festival de Parintins
Conheça os currais dos Bois Garantido e Caprichoso e viva os bastidores do Festival de Parintins
Guia de sobrevivência para o Festival de Parintins: o que todo turista precisa saber
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲 Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

