sexta-feira, dezembro 5, 2025
36.3 C
Manaus
InícioGeralCulturaFalantes de línguas indígenas cresce quase 50% no Brasil; Amazonas lidera

Falantes de línguas indígenas cresce quase 50% no Brasil; Amazonas lidera

Publicado em

Publicidade

O número de brasileiros que falam línguas indígenas teve um crescimento expressivo nos últimos 12 anos. De acordo com dados do Censo Demográfico 2022 – Etnias e Línguas Indígenas, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total de falantes aumentou 47,7% entre 2010 e 2022, passando de 293,8 mil para 433,9 mil indígenas com 5 anos ou mais.

O levantamento também mostra que o Amazonas é o estado com o maior número de falantes, somando 137.421 pessoas, seguido por Mato Grosso do Sul (58.901) e Mato Grosso (42.511). Ao todo, 1.990 municípios brasileiros registraram pelo menos um morador indígena de 2 anos ou mais que fala uma língua tradicional.

Mais línguas e mais falantes fora das terras indígenas

O Censo identificou 295 línguas indígenas em uso no país, um aumento em relação às 274 registradas em 2010. A maioria dos falantes (78,34%) vive dentro das terras indígenas (TIs), mas o número de pessoas que utilizam essas línguas fora desses territórios mais que dobrou, subindo de 44,5 mil para 96,6 mil no mesmo período.

Segundo o IBGE, o mapeamento da distribuição dos falantes ajuda os municípios a criar políticas públicas de reconhecimento linguístico, o que garante acesso à cidadania, tradução de documentos oficiais e intérpretes em órgãos públicos.

“A oficialização das línguas indígenas é fundamental para ampliar o acesso a direitos e fortalecer a presença dessas comunidades nas estruturas institucionais”, destacou Fernando Damasco, gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE.

Manaus tem o maior número de línguas declaradas

Entre os municípios brasileiros, Manaus concentra a maior diversidade linguística indígena, com 97 línguas declaradas. Em seguida aparecem São Paulo (77) e Brasília (60).
Fora das capitais, os destaques são São Gabriel da Cachoeira (36 línguas), Altamira (33) e Iranduba (31) todos municípios com forte presença de povos originários.

Língua Tikuna é a mais falada do país

Entre as línguas mais faladas, a Tikuna ocupa o primeiro lugar, com 51.978 falantes, sendo quase 88% residentes em terras indígenas. Na sequência estão Guarani Kaiowá (38.658 falantes) e Guajajara (29.212 falantes).
A língua Nheengatu, de origem tupi, se destaca por ser a mais usada em áreas urbanas, somando 13.070 falantes, dos quais 42% vivem em cidades.

Crescimento absoluto, mas queda proporcional

Embora o número total de falantes tenha aumentado, a proporção em relação à população indígena total caiu. Em 2010, 37,35% dos indígenas declaravam falar alguma língua tradicional. Em 2022, esse percentual caiu para 28,51%, em uma população estimada em 1,7 milhão de indígenas.
Nas terras indígenas, no entanto, o cenário é inverso: o percentual de falantes subiu de 57,35% para 63,22% entre 2010 e 2022.

Educação e preservação cultural

O IBGE aponta que o crescimento está ligado ao movimento de valorização e resgate das línguas indígenas, liderado pelos próprios povos originários.

“Nos últimos anos, houve um esforço intenso para fortalecer o uso das línguas, por meio de políticas educacionais e de valorização cultural”, afirmou Damasco.

Apesar do aumento de falantes de línguas tradicionais, o português segue predominante entre os indígenas. Em 2022, 1,4 milhão de pessoas usavam o idioma dentro dos domicílios, o equivalente a 86,3% da população indígena. Nas terras indígenas, o português é falado por 67,1% dos moradores.

De acordo com o IBGE, a educação bilíngue é essencial para equilibrar o ensino e a preservação cultural.

“Se o aprendizado ocorrer apenas em português, há o risco de enfraquecer as línguas indígenas. A alfabetização bilíngue, por outro lado, fortalece o uso e a transmissão das línguas tradicionais”, reforçou o pesquisador.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:
Brasil tem mais de 5% das crianças indígenas sem certidão de nascimento
Indígenas entregam a Lula proposta para criar Comissão Nacional da Verdade
Seduc convoca 53 aprovados do PSS para escolas do interior e áreas indígenas

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

 

Últimas Notícias

Flávio Bolsonaro confirma escolha do pai para disputa presidencial em 2026

O cenário político para as próximas eleições gerais ganhou uma definição importante nesta semana....

Madeira ilegal no Amazonas representa 62% da extração no estado

A extração de madeira ilegal atingiu proporções alarmantes no Amazonas. De acordo com um...

Policial é preso com R$ 2,5 milhões em shopping de Manaus

Agente da Casa Militar e outros dois suspeitos foram detidos pela Polícia Federal na...

Caso Marielle: STF marca julgamento dos réus para fevereiro

Ministro Flávio Dino agendou as sessões da Primeira Turma para os dias 24 e...

Mais como este

Flávio Bolsonaro confirma escolha do pai para disputa presidencial em 2026

O cenário político para as próximas eleições gerais ganhou uma definição importante nesta semana....

Madeira ilegal no Amazonas representa 62% da extração no estado

A extração de madeira ilegal atingiu proporções alarmantes no Amazonas. De acordo com um...

Policial é preso com R$ 2,5 milhões em shopping de Manaus

Agente da Casa Militar e outros dois suspeitos foram detidos pela Polícia Federal na...