O governo federal anunciou a inclusão da recuperação e pavimentação do trecho do meio (km 177,8 a km 655,7) da BR-319 como parte dos projetos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) para o período de 2024 a 2027. O trecho em questão é considerado o ponto mais crítico da rodovia, sendo uma prioridade para a infraestrutura na região.
Trevo do Roque
Outra obra de destaque no âmbito da infraestrutura é a adequação do trecho rodoviário no trevo do Roque, localizado no entroncamento com a BR-364, na divisa entre Amazonas e Rondônia. O PRDA, assinado pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, foi publicado no Diário Oficial da União e encaminhado ao Congresso Nacional para tramitação em conformidade com o Plano Plurianual 2024-2027.
BR-319 e a “pior” do Brasil
A BR-319, parte integrante do eixo infraestrutura econômica e urbana no programa logística e integração, ganha destaque no plano, que também ressalta a posição desfavorável da região Norte em relação à qualidade das rodovias, ocupando a última posição em comparação com outras regiões do Brasil.
O documento de 154 páginas destaca a necessidade fundamental de melhorar as condições de manutenção das estradas na região, citando a precariedade e as condições inadequadas para o tráfego de veículos pesados, o que dificulta a circulação de pessoas e mercadorias.
PRDA
Além da pavimentação da BR-319, o PRDA propõe o desenvolvimento de 11 programas, com uma série de ações estratégicas para a região. Entre as propostas estão a construção de terminais hidroviários na Amazônia Legal, a implementação de ferrovias e melhorias na conectividade da região amazônica.
Se aprovado pelo Congresso, o plano será implementado, monitorado e avaliado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) a partir de 2024. A BR-319, inaugurada em 1976, corta o território do Amazonas, conectando-o a Roraima de um lado e a Rondônia de outro, além de outros estados do país por diferentes trechos. A rodovia, alvo de debates ambientais há mais de duas décadas, enfrenta desafios de precariedade em vários trechos, com motoristas há anos relatando dificuldades devido aos constantes atoleiros ao longo da BR-319.
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