O governador Wilson Lima se encontrou com Kelley Kizzier e Leon Clarke, da empresa Amazon e Bezos Earth Fund, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, nos Emirados Árabes. Eles discutiram parcerias para fortalecer a preservação da biodiversidade no Amazonas. Novos encontros foram agendados para 2024 visando estabelecer essa colaboração.
Lima revelou que a Amazon está interessada em investimentos na região amazônica, discutindo projetos específicos para o estado do Amazonas. Além disso, destacou a possibilidade de uma parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) para promover a biodiversidade.
Durante o encontro, o governador apresentou iniciativas governamentais, como o Programa Amazonas 2030, com a meta de atingir desmatamento zero em seis anos, e o projeto Escola da Floresta. O encontro faz parte da agenda da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) na COP 28, com a presença de Carlos Aragon e Colleen Lyons, representantes do GCF.
Wilson Lima entregou uma peça de artesanato representando o Amazonas aos representantes do Bezos Earth Fund, enfatizando a importância da colaboração mútua entre o estado e a empresa. O governador estava acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Além disso, Wilson Lima participou de debates na COP 28, abordando temas como Sistemas Agroalimentares sustentáveis e o papel da Amazônia como solução climática. Ele reforçou a necessidade de apoio aos países e estados mais pobres na agenda climática.
Os eventos contaram com a presença de governadores da Amazônia e representantes de entidades como a FAO, Gonzalo Muñoz, High Level Climate Action Champion, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipaam).
Leia mais:
Na COP-28, Lima diz que BR-319 é importante para combater a pobreza
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook