Nesta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados do Censo 2022, revelando que o estado do Amazonas possui mais estabelecimentos religiosos do que o total combinado de instituições de ensino e unidades de saúde. Os dados mostram uma concentração de 19.134 templos religiosos em todo o estado, enquanto estabelecimentos de ensino totalizam 7.052 e unidades de saúde somam 2.738.
Mapeamento total
Pela primeira vez, o IBGE mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a pesquisa. No contexto do Censo, estabelecimentos religiosos englobam igrejas, templos, sinagogas, terreiros, entre outros.
Em termos proporcionais, há 485 igrejas e templos para cada 100 mil habitantes no estado do Amazonas. A liderança nacional fica com o Acre, apresentando a média de 554 igrejas para cada 100 mil habitantes, seguido por Roraima e Amazonas, ambos com 485 para cada 100 mil.
Contrastando com esses números, a região Sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) exibe a menor relação entre o número de igrejas e a população, contabilizando 226 para cada 100 mil habitantes.
Mais templos que escolas e hospitais juntos
Ao analisar a capital Manaus, os dados revelam 7.865 igrejas e templos, enquanto o número de escolas é de 1.743, e hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) somam 1.056. Essa disparidade se repete em outras capitais da região, como Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Belém (PA).
Leia mais:
‘Meninos Levados’ garante acesso ao Grupo A do Carnaval
Eleitor tem até dia 8 de maio para regularizar título
Sine Manaus oferece 370 vagas de emprego nesta segunda
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook