A campanha de vacinação de gado contra a febre aftosa, entrou hoje (24) em sua última semana. A última etapa de vacinação contra a febre aftosa está em andamento nos 49 municípios onde a imunização do rebanho ainda é obrigatória. O prazo para vacinação se estende até o dia 30 deste mês.
De acordo com o protocolo do Governo do Amazonas, pecuaristas que vacinarem seu gado devem realizar a notificação obrigatória junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). A comunicação da vacinação pode ser efetuada até 15 de maio em um dos escritórios da Adaf ou através do atendimento remoto pelo telefone (92) 99238-5568.
Gado no Amazonas
Dados da Gerência de Defesa Animal (GDA) da Adaf revelam que o rebanho bovino amazonense alcançou, no ano passado, mais de 2,4 milhões de animais, um crescimento de 11,18% em relação ao mesmo período de 2022, que registrava 2,1 milhões de cabeças. Em 2023, a produção de bovídeos (bovinos e bubalinos) atingiu a marca de 2,5 milhões de animais, sendo os bovinos responsáveis por quase 95% desse total.
Os municípios com maior representatividade na produção bovina são Lábrea, com 652,2 mil cabeças, Boca do Acre, com 474,8 mil, e Apuí, com 293 mil.
Febre aftosa
A febre aftosa, enfermidade contagiosa, pode acarretar prejuízos na produção, sacrifício compulsório de animais e interdição de propriedades. José Omena, médico veterinário e diretor-presidente da Adaf, convoca todos os produtores amazonenses a cuidarem da saúde de seus animais.
Leia mais:
Wilson Lima amplia concessões para exploração de gás e petróleo
Haddad garante segurança para ZFM em ajustes da reforma tributária
Confira as novas regras para o Concurso Nacional Unificado
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook