Na segunda-feira gorda de Carnaval (20), o segundo dia de Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro foi marcado pela emoção. Após dois anos sem a realização do evento, assistir um dos maiores espetáculos da terra teve um gosto especial. Para os amazonenses, ainda mais. Uma escultura de São Jorge gigante alçando movimentos perfeitos na Sapucaí chamou a atenção: “Essa daí só pode ser obra de parintinense” comentavam nas redes sociais. O nome dele? Alex Salvador, da ilha tupinambarana, para o mundo.
A Unidos de Vila Isabel foi a responsável por um dos momentos mais marcantes da segunda noite dos desfiles. Uma reconhecida homenagem aos profissionais do Festival de Parintins evidenciou para o mundo o talento do povo amazonense através da arte de Alex. Ele falou à Gazeta da Amazônia sobre a experiência.
Iniciado na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle, coordenada pelo Boi Caprichoso, ele descobriu aos 14 anos a vocação para a arte. Após iniciar estágio no Galpão do boi azul, Alex se destacou e começou a carreira que o levaria até o Rio de Janeiro.
“Passei a atuar no galpão do Caprichoso, depois comecei a viajar para outras cidades próximas, como Juruti, Manaus, e no meio disso eu recebi um convite para trabalhar no Rio [de Janeiro], para trabalhar como ajudante de outro artista. Passei mais três anos trabalhando como ajudante e recebi mnha primeira oportunidade na Portela, em 2015, e a partir dali iniciou minha carreira solo”, disse.
As alegorias apresentadas pela Vila Isabel encheram os olhos dos amazonenses de cor, e o coração, de orgulho. Mas a arte de Alex também esteve presente em outras escolas de samba durante o desfile deste ano.
“Esse ano eu fiz trabalho em três escolas: Império Serrano – fizemos todas as esculturas e movimentos dos carros; Salgueiro – fizemos abre-alas e o quarto carro,; e a Vila Isabel – fizemos todas as esculturas e movimentos do São Jorge, e o carro dos bois em movimento”, destacou o artista.
Vídeos e fotos das alegorias tomaram conta das redes sociais e dos comentários do público. Alex Salvador foi citado e homenageado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e ovacionado por torcedores e amantes do Festival de Parintins.
“A importância [desse reconhecimento] é muito grande, porque a gente tem um festival muito grandioso [em Parintins], e a gente poder representar, seja onde estiver – no Rio ou em outro carnaval – levando a nossa cultura e o nome da nossa cidade é muito importante. Fico feliz e lisonjeado por ser de Parintins, de ter aprendido a minha arte ali e ser um artista do Caprichoso, e isso é muito importante”, completou.
LEIA MAIS
WILSON LIMA PARABENIZA ARTISTAS PARINTINENSES QUE ABRILHANTARAM A SAPUCAÍ, NO RJ