Na última quinta-feira (09) ocorreu o primeiro debate entre os pré- candidatos à Prefeitura de Manaus, organizado pela emissora Band Amazonas. O encontro teve a presença dos deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL), o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) e o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT). O prefeito e candidato a reeleição, David Almeida (Avante), não compareceu.
A noite foi marcado por trocas de farpas entre os participantes e falas polêmicas.
Destaques do primeiro debate entre pré-candidatos a Prefeitura de Manaus
As temáticas de maior destaque foram a infraestrutura, segurança e saúde na capital. No primeiro bloco, por ordem de sorteio, Marcelo Ramos iniciou a apresentação reclamando da ausência de Almeida. Em seguida, Roberto Cidade resolveu aproveitar o tempo para se apresentar aos eleitores informando as suas propostas, semelhante ao candidato Alberto Neto e Amom Mandel.
No segundo bloco, as farpas se intensificaram, onde cada candidato pôde escolher um adversário para fazer perguntas. Destaque para o confronto direto entre Marcelo Ramos e Roberto Cidade quanto à saúde básica na capital.
No quarto bloco, houve um novo confronto entre os candidatos Alberto Neto e Marcelo Ramos, sendo a saúde novamente o tema central.
Com a ausência do atual prefeito, David Almeida, os pré-candidatos aproveitaram para criticar a atual gestão em Manaus: “O prefeito prometeu um parque de imagens e não cumpriu. Prometeu um hospital e não cumpriu. A capital tem um índice elevado de câncer de colo de útero porque o diagnóstico é muito tardio. Vamos fazer parcerias público-privadas para melhorar isso”, afirmou o candidato do PL, Alberto Neto.
No quinto e último bloco, os pré-candidatos destacaram sus experiências, reforçando novamente a ausência de David Almeida.
Fala polêmica
Durante o debate, o deputado federal Amom Mandel criticou a fala de Roberto Cidade, por dizer que “infelizmente” tinha um filho autista. Os candidatos discutiam propostas para saúde e sobre o tratamento de pessoas do espectro autista. Cidade, então, disse que tinha um caso de autismo na família.
Mandel, então, reagiu ao comentário do adversário, dizendo que o diagnóstico “não seria algo negativo e nem deveria ser visto com tristeza”.
Ausência do atual Prefeito de Manaus, David Almeida
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), decidiu não comparecer no primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura da capital, após ter seu perfil do Instagram desativado, com suspeita de ataque hacker momentos antes do encontro.
E isso foi motivo para alfinetadas, durante o confronto: “Ele quer esconder a péssima gestão que faz em Manaus. Correu, fugiu pra não falar do péssimo trabalho que faz”, declarou o candidato e deputado federal Amom Mandel.
Em nota, o partido de David Almeida, Avante, comunicou que o atual prefeito resolveu se ausentar do debate por “respeito à democracia e ao eleitor manauara”: “Como toda a população sabe, os demais candidatos a prefeito de Manaus não vêm debatendo os problemas da cidade nem apresentando propostas, tanto que apenas a nossa coligação já registrou o seu Plano de Governo. O que existe, de forma articulada e sistemática, é uma sucessão de mentiras, ataques e fake news contra o prefeito David e a sua gestão”, ressaltaram.
Leia mais:
David Almeida é oficializado como candidato à reeleição pelo Avante em Manaus
União Brasil oficializa candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus
Capitão Alberto Neto lança candidatura à Prefeitura de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook