quinta-feira, janeiro 9, 2025
26.3 C
Manaus
InícioDestaquesManaus é a capital brasileira que mais perdeu vegetação urbana em 20...

Manaus é a capital brasileira que mais perdeu vegetação urbana em 20 anos

Publicado em

Publicidade

Um levantamento recente do MapBiomas revelou que Manaus é a capital do Brasil que mais perdeu vegetação urbana nas últimas duas décadas. Entre 2003 e 2023, a cobertura verde da cidade caiu de 28,8% para 22,1%, representando uma redução de 6,7%. Em termos absolutos, isso significa que Manaus perdeu 6.263 hectares de área verde urbana no período.

A situação é ainda mais preocupante considerando que a cidade está localizada no coração da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo.

Desafios e preocupações

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade, os números refletem uma contradição e apontam para a necessidade de ações imediatas.

“Preservar o meio ambiente é mais que obrigação para nós, amazônidas. É uma questão de manutenção do futuro, principalmente no combate às crises climáticas que estão cada vez mais evidentes. Não podemos aceitar um dado preocupante como este e ficarmos de braços cruzados”, afirmou o parlamentar.

Roberto Cidade enfatizou que a degradação ambiental já apresenta consequências perceptíveis, como mudanças climáticas e impactos no cotidiano da população, e ressaltou a importância de unir esforços para preservar a vegetação urbana da capital.

Redução das áreas verdes

Segundo o levantamento “Perfil das Áreas Urbanas no Brasil”, produzido pelo MapBiomas, Manaus ocupa a 7ª posição no ranking de capitais brasileiras com menor proporção de vegetação em áreas urbanas em relação ao seu território.

A cidade também apresenta 197 hectares de áreas urbanizadas em encostas – regiões com declividade superior a 30%. Esse tipo de urbanização aumentou em 136 hectares entre 1985 e 2023, agravando os riscos de deslizamentos e outros problemas ambientais.

Iniciativas legislativas para a preservação ambiental

Roberto Cidade destacou que, ao longo de seus dois mandatos, tem apresentado projetos para contribuir com a preservação do meio ambiente no Amazonas. Entre as iniciativas, está a Lei nº 6.528, que estabelece diretrizes para planos de adaptação às mudanças climáticas no estado.

Outra medida importante é a Lei nº 6.515/2023, que institui o Programa Estadual de Compostagem de Resíduos Orgânicos, buscando reduzir o volume de resíduos enviados a aterros sanitários.

Outras leis de autoria do deputado incluem a regulamentação da destinação correta de óleo vegetal, a proteção das cachoeiras de Presidente Figueiredo como patrimônio histórico e cultural, e a criação da Campanha Permanente de Combate ao Desperdício de Água no estado.

Importância da preservação

A redução da cobertura vegetal urbana afeta diretamente a qualidade de vida da população, contribuindo para a elevação das temperaturas locais, aumento de enchentes e perda de biodiversidade. Para especialistas, é fundamental que sejam adotadas políticas públicas eficazes e que a conscientização ambiental seja promovida em todos os níveis.

Roberto Cidade finaliza com um alerta: “A mudança climática não é mais uma previsão; ela já é uma realidade. Precisamos agir agora para preservar o meio ambiente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.”

Leia mais:
Degradação de florestas na Amazônia bate recorde em setembro
Você sabia? Poeira do Saara fertiliza a Amazônia
NASA divulga imagens de Amazônia “menos verde” e com mais fumaça

Siga nosso perfil no InstagramTiktok e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Casos de Mpox permanecem zerados no Amazonas em 2025

O estado do Amazonas mantém, até agora, o registro zerado de novos casos de...

Prefeitura de Manaus prioriza ações ambientais e de sustentabilidade para 2025

A Prefeitura de Manaus anunciou novas metas e projetos voltados à sustentabilidade e preservação...

Incêndios em Los Angeles ameaçam famoso letreiro de Hollywood

Um incêndio florestal de rápida propagação chegou à zona central de Los Angeles, com...

Novas vagas em Parintins: Prosai impulsiona economia

O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, está...

Mais como este

Casos de Mpox permanecem zerados no Amazonas em 2025

O estado do Amazonas mantém, até agora, o registro zerado de novos casos de...

Prefeitura de Manaus prioriza ações ambientais e de sustentabilidade para 2025

A Prefeitura de Manaus anunciou novas metas e projetos voltados à sustentabilidade e preservação...

Incêndios em Los Angeles ameaçam famoso letreiro de Hollywood

Um incêndio florestal de rápida propagação chegou à zona central de Los Angeles, com...