Virou lei, em abril de 2022, o direito à assistência psicológica a todas as mulheres mastectomizadas em unidades públicas de saúde. De autoria do deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), a lei nº 5.855 visa prevenir e reduzir as sequelas decorrentes do processo cirúrgico de retirada da mama em consequência do câncer mamário.
De acordo com a legislação, a assistência psicológica será realizada de acordo com o
quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definir qual técnica de
intervenção será aplicada, bem como o número de sessões necessárias.
A mastectomia é uma forma de tratar o câncer mamário e consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. Pode ser realizada:
- Quando uma mulher não pode ser tratada com cirurgia conservadora que poupa a maior parte da mama;
- Se uma mulher preferir a mastectomia à cirurgia conservadora da mama por motivos pessoais;
- Para mulheres com alto risco de desenvolver um segundo câncer de mama, que às vezes optam pela mastectomia dupla (remoção de ambas as mamas).
Atendimentos na FCecon
O atendimento psicológico em casos oncológicos no estado é realizado apenas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). A Gazeta da Amazônia entrou em contato com a Fundação para obter informações sobre o quantitativo de atendimentos psicológicos de mulheres mastectomizadas, e se a política é cumprida no Estado, porém, a Fundação não possui dados específicos referentes ao quadro.
De acordo com a FCecon, foram realizados 476 atendimentos no serviço de psicologia a mulheres com câncer de mama em 2022. O número se refere a quantidade de atendimentos, e não de pessoas atendidas.
Câncer de mama
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025. No Amazonas, são estimados 500 novos casos apenas em 2023.
O câncer de mama pode se apresentar de múltiplas formas clínicas e morfológicas, com diferentes graus de agressividade tumoral e potencial metastático, podendo atingir mulheres de qualquer faixa etária.
Os sintomas, de acordo com o Inca, são:
- nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária;
- alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja;
- nódulos palpáveis na axila;
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Em Manaus, foram realizados mais de 17 mil exames de mamografia no Amazonas, em 2022. Pelo SUS, é possível realizar o exame de mamografia nos seguintes locais:
- Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz;
- Policlínica Codajás;
- Policlínica Dr. Djalma Batista;
- Policlínica Dr. Antônio Reis;
- Unidade de Saúde da Família (USF) Clínica da Família Dr. Antônio Reis;
- UBS Major PM Sálvio Belota;
- Hospital Beneficente Português do Amazonas;
Leia mais:
Câncer do colo de útero é o segundo que mais acomete mulheres na região Norte
Estudo na FCecon mostra o papel da espiritualidade no tratamento do câncer
Câncer é primeira causa de morte por doença em crianças, diz Inca