O Amazonas confirmou a morte de uma pessoa por esporotricose e registrou 1.469 casos confirmados da doença entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2025, segundo o informe epidemiológico divulgado nesta terça-feira (30) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Outros 225 casos ainda estão em investigação.
A maioria dos pacientes reside em Manaus, com 1.373 notificações, mas municípios como Presidente Figueiredo (34), Barcelos (26), Iranduba (9), Maués (6), Manacapuru (5) e Itacoatiara (4) também registraram ocorrências.
Esporotricose também afeta animais
A doença tem grande impacto entre animais, principalmente gatos, que representam 97,4% dos 3.797 casos notificados, dos quais 3.559 foram confirmados. Entre os felinos, 1.875 receberam tratamento, enquanto 1.660 foram eutanasiados ou morreram. A maioria dos animais infectados é do sexo masculino (65,4%).
Como ocorre a transmissão
A esporotricose é causada por fungos do gênero Sporothrix e pode ser transmitida pelo contato com solo, vegetação em decomposição ou cascas de árvores que contenham o fungo, especialmente quando há ferimentos na pele ou mucosas. Animais infectados podem transmitir a doença por arranhaduras, mordidas, lambeduras ou contato direto com lesões.
Alerta à população
As autoridades de saúde reforçam a importância de procurar atendimento médico ou veterinário imediato ao identificar sinais da doença. Entre as medidas de prevenção estão evitar que gatos e cães circulem sem supervisão e limpar rapidamente ferimentos na pele.
O enfrentamento da esporotricose no Amazonas é coordenado por um Grupo de Trabalho formado por órgãos especializados, incluindo a FVS-RCP, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Fundação Hospital Alfredo da Matta, SEPET, Semsa e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas.
O informe completo sobre esporotricose humana e animal no estado é atualizado mensalmente e está disponível no site da FVS-RCP.
Leia mais:
Amazonas registrou 1.630 casos de esporotricose humana e 3.204 casos em animais desde janeiro
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

