quinta-feira, dezembro 26, 2024
25.3 C
Manaus
InícioPoderMinistro Waldez vem até Manaus ver estragos causados pela chuva

Ministro Waldez vem até Manaus ver estragos causados pela chuva

Publicado em

Publicidade

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará neste domingo (26) em Manaus visitando áreas atingidas pelas fortes chuvas ocorridas neste sábado (25). O prefeito de Manaus, David Almeida e o governador Wilson Lima também irão acompanhar o ministro nas visitas, que devem ocorrer no início da tarde de hoje.

“Conversei com o ministro e pela manhã (mais cedo) ele estará visitando o Estado do Acre, a cidade de Rio Branco, que foi muito afetada pelas chuvas, assim como Manaus. No dia de hoje (sábado) choveu muito na nossa cidade. Só na zona Leste foram cento e vinte e dois milímetros e isso nos causa preocupação. Estamos trabalhando, todas as equipes estão trabalhando”, destacou o prefeito.

 

O prefeito acrescentou ainda que também falou com o ministro Jader Filho (Ministério das Cidades). “Na segunda-feira, ele estará em Brasília já acelerando os processos para que nós possamos acessar recursos para trabalharmos na prevenção”, destacou David Almeida.

Ações preventivas

Força-tarefa da Prefeitura de Manaus realiza ações preventivas para evitar alagamentos na zona Leste da capital, ampliando a capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de redes de drenagem.

Segundo o responsável pelo Distrito de Obras da área, Pio Silva, o lixo continua sendo o grande vilão do escoamento correto das águas pluviais.

“Possuímos uma agenda rotineira de limpeza e desobstrução das nossas tubulações, mas infelizmente é grande o número de lixo jogado pelas ruas e arrastados para dentro das tubulações em dias de chuva, provocando grandes problemas nas nossas redes de drenagens, além de formação de crateras, erosões e alagamentos”, explica Pio Silva.

A prefeitura oferece uma série de serviços destinados à coleta correta dos resíduos, como o Disque-Limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), pelos telefones 98401-2542 e 98842-4738.

A Semulsp conta, ainda, com o serviço de coleta agendada de grandes objetos, no WhatsApp, pelos números 98415-9563 e 98459-5618.

Na rua Barreirinha, bairro São José 2, as equipes atuaram no rompimento de uma rede de drenagem, provocado pelo acúmulo de lixo.

Manaus 2000 e Comunidade da Sharp 

Moradores da Manaus 2000, zona sul, e da Comunidade da Sharp, zona leste, que foram atingidos pelas alagações vão receber novos documentos, atendimento psicossocial e serão encaminhados para abrigo temporário pelo Governo do Amazonas.

Ao todo, o estado auxilia no atendimento de 220 famílias em unidades de ensino da rede pública estadual e municipal da capital amazonense.

A Escola Estadual Nathália Uchôa, localizada no bairro Japiim, vai funcionar durante este final de semana como um ponto de triagem para as famílias da Manaus 2000 atingidas pela chuva.

Até o momento, 19 pessoas que ficaram desabrigadas foram encaminhadas para a Igreja Católica Sagrada Família, localizada na avenida Fábio Lucena, bairro Japiim. Por lá, quatro salas foram disponibilizadas para acolher inicialmente os desabrigados.

Na zona leste da cidade, a triagem das famílias da Comunidade da Sharp está sendo realizada na Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar. A Escola Estadual Isaac Sverner também está disponível para receber os moradores da Sharp, caso seja necessário.

Reassentamento de moradores

Governo do AM antecipará reassentamento de moradores das comunidades da Sharp e Manaus 2000 com bolsa moradia transitória no valor de R$ 550, que começa a ser feito na segunda-feira (27).

O auxílio vai ser disponibilizado para as famílias cadastradas no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

As mais de 220 famílias das comunidades já estavam com seus processos de reassentamento adiantados na Suhab e, agora, as que não tiverem para onde ir
serão atendidas com a solução provisória, chamada bolsa moradia transitória, até que recebam a solução definitiva, no caso apartamentos construídos pelo programa, bônus moradia ou indenização.

A UGPE informou que processo de reassentamento avança na área e muitas famílias já saíram da comunidade da Sharp. 32 delas vão para o primeiro habitacional do Prosamin+ que vai ser entregue nos próximos dias.

Ainda este ano, todas as famílias que estão na faixa de alagação e que estavam tendo atendimento prioritário, serão reassentadas para que o programa possa realizar nessas áreas as obras que incluem sistema de drenagem para evitar novas alegações, sistema de esgotamento sanitário e a construção de unidades habitacionais.

Leia mais:
Famílias desabrigadas pela chuva são acolhidas em escolas de Manaus
Chuva intensa causa novos desabamentos em Manaus neste sábado (25)

Últimas Notícias

Wilson Lima assina contrato com BID para financiamento do Prosai Parintins

O governador do Amazonas, Wilson Lima, firmou na última segunda-feira (23/12) um contrato de...

Prefeitura libera Praia da Ponta Negra para banho após cheia do Rio Negro

A Prefeitura de Manaus anunciou a reabertura da praia do complexo turístico Ponta Negra,...

Avião que caiu em Manicoré é encontrado sem sobreviventes

Após dias de buscas intensas, a aeronave de pequeno porte que desapareceu em Manicoré,...

Governo determina que uso de arma de fogo por policiais deve ser “último recurso”

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou nesta terça-feira (24) um decreto...

Mais como este

Wilson Lima assina contrato com BID para financiamento do Prosai Parintins

O governador do Amazonas, Wilson Lima, firmou na última segunda-feira (23/12) um contrato de...

Prefeitura libera Praia da Ponta Negra para banho após cheia do Rio Negro

A Prefeitura de Manaus anunciou a reabertura da praia do complexo turístico Ponta Negra,...

Avião que caiu em Manicoré é encontrado sem sobreviventes

Após dias de buscas intensas, a aeronave de pequeno porte que desapareceu em Manicoré,...