segunda-feira, setembro 9, 2024
32.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeFamílias desabrigadas pela chuva são acolhidas em escolas de Manaus

Famílias desabrigadas pela chuva são acolhidas em escolas de Manaus

Publicado em

Publicidade

As chuvas deste sábado (25) superam as do dia 12, quando houve desbarrancamento com vítimas fatais em área de risco. E, no acumulado deste mês, já choveu mais do que o esperado para março. Por conta disto, a Prefeitura de Manaus decretou que Manaus está em “Estágio de Atenção”.

A Defesa Civil registrou 135 ocorrências até as 18h deste sábado (25) sendo 62 de alagamentos, 25 de desabamentos e 22 de deslizamentos, pelo canal 199. As ocorrências de maior severidade até o momento aconteceram na zona Leste, nos bairros Armando Mendes e Gilberto Mestrinho.

As escolas estaduais Nathália Uchôa, no Japiim, e Isaac Sverner, no São José, estão funcionando como abrigo para moradores afetados pela chuva. A Sejusc disponibilizou uma equipe de assistentes sociais e psicólogos para triagem e primeiros atendimentos e também está encaminhando as vítimas para a emissão de documentos para que possam ter acesso a outros benefícios sociais.

Mais duas escolas foram disponibilizadas pela Prefeitura de Manaus para abrigar 172 famílias que perderam as moradias após a forte chuva em Manaus neste sábado (25), na Zona Leste. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que não pode afirmar por quantos dias as aulas ficarão suspensas nas duas escolas.

As famílias estão sendo acolhidas nas escolas municipais Aristóteles Comte de Alencar, no bairro Armando Mendes, e na Jorge de Resende Sobrinho, no bairro Tancredo Neves.

Força-tarefa

Uma força-tarefa do Governo do Amazonas está acompanhando famílias afetadas pelas chuvas na Comunidade da Sharp, zona leste de Manaus, e na Manaus 2000, zona sul da capital.

“Estamos acompanhando a situação nas comunidades da Sharp e Manaus 2000. Já reassentamos 265 famílias que moravam nessas áreas e já determinei que uma equipe da Shuab fosse ao local para avaliar uma forma de acelerar o processo de retirada das que ainda estão ali”, disse o governador Wilson Lima.

As famílias afetadas na comunidade da Sharp terão prioridade no processo de reassentamento do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo realizado pela Suhab. As famílias que tiveram suas casas afetadas vão receber a bolsa moradia transitória, até que recebam a solução de moradia definitiva.

Além da Comunidade da Sharp, UGPE e Suhab vêm atuando, por meio do Prosamin+, também no reassentamento de moradores da área Manaus 2000, na zona sul. O processo de reassentamento já está acontecendo e, ainda em 2023, todas as famílias que estão na faixa de alagação serão atendidas com reassentamento.

135 ocorrências

Na comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, aconteceu um desmoronamento de residência de madeira. Dezessete famílias que residiam no entorno foram retiradas e alocadas na escola municipal Aristóteles Comte de Alencar e devem receber os benefícios eventuais como colchões e cestas básicas, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). As famílias da comunidade da Sharp estão sendo atendidas pelo programa Prosamim + e por isso, não podem ser inseridas no Auxílio Aluguel.

Já no bairro Gilberto Mestrinho, uma casa de alvenaria desabou. A Defesa Civil já esteve no local e solicitou a retirada de três famílias e a inclusão das mesmas no aluguel social.

Outro ponto da cidade que demandou atenção especial foi a comunidade Manaus 2000, no bairro Japiim, zona Sul. A área é atendida pelo programa Prosamim +, e a Defesa Civil identificou nove residências desabadas, mas a Semasc, junto com a equipe do programa estadual, estão realizando o levantamento da área e devem conceder benefícios eventuais.

Devido à alta na demanda da Central 199, a Defesa Civil ampliou o número de atendentes, buscando dar fluidez nas ligações e garantir que as famílias afetadas sejam atendidas.

Leia mais:
Chuva intensa causa novos desabamentos em Manaus neste sábado (25)
Primeiro residencial do Prosamin+ será entregue em Manaus

Últimas Notícias

Rio Preto da Eva adota racionamento de água devido à seca no AM

A Prefeitura de Rio Preto da Eva — município na zona metropolitana de Manaus,...

Fumaça de incêndios no Brasil pode alcançar Argentina e Uruguai

A fumaça gerada por queimadas em várias regiões do Brasil está se espalhando pelo...

Adaf informa: vazio sanitário da soja no Amazonas termina amanhã (10)

Atendendo o calendário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Agência de Defesa...

Sine Manaus oferta 458 vagas de emprego nesta segunda (9)

A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 458 vagas de emprego...

Mais como este

Rio Preto da Eva adota racionamento de água devido à seca no AM

A Prefeitura de Rio Preto da Eva — município na zona metropolitana de Manaus,...

Fumaça de incêndios no Brasil pode alcançar Argentina e Uruguai

A fumaça gerada por queimadas em várias regiões do Brasil está se espalhando pelo...

Adaf informa: vazio sanitário da soja no Amazonas termina amanhã (10)

Atendendo o calendário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Agência de Defesa...