segunda-feira, fevereiro 2, 2026
25.3 C
Manaus
InícioGeralSaúdeHospital Francisca Mendes inaugura nova fase de modernização

Hospital Francisca Mendes inaugura nova fase de modernização

Publicado em

Publicidade

O Governo do Amazonas inaugurou, nesta quarta-feira (03/12), a primeira etapa da modernização da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), em Manaus. A unidade, referência em cardiologia no Norte do país, recebe a maior intervenção estrutural desde sua fundação há 26 anos. A entrega inclui o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia II e o novo laboratório de análises clínicas, ampliando a capacidade assistencial e o acesso a serviços especializados.

No Hospital Dia e na Clínica de Cardiologia II, foram entregues 49 leitos novos e revitalizados. As mudanças reorganizam fluxos internos, aumentam áreas de atendimento e elevam padrões de segurança e conforto para pacientes e equipes. Já o laboratório modernizado deve dobrar o volume de exames mensais, passando de 60 mil para 120 mil procedimentos. A nova estrutura conta com cinco boxes de coleta incluindo espaços para público pediátrico e pessoas com deficiência além de áreas exclusivas para microbiologia, parasitologia, urinálise e diagnóstico.

Durante a inauguração, a gestão estadual destacou que a modernização da unidade está ligada à ampliação do acesso e à redução das filas para procedimentos cardíacos. “Tivemos um salto significativo no Hospital Francisca Mendes. O nosso objetivo inicial, primeiro, era reduzir o tempo de espera dos pacientes, porque isso era mais importante naquele momento, diminuir principalmente a fila de crianças que esperavam por um procedimento cirúrgico, cardíaco. E agora passamos para um processo de modernização, para garantir mais conforto para esse paciente e dar melhores condições de trabalho para os profissionais que estão aqui”, afirmou o governador.

O Hospital Dia recebeu 15 leitos de internação, um leito de reanimação, posto de enfermagem, sala para preparo de medicação e novas rotas estratégicas de circulação para atender pacientes de curta permanência. A Clínica de Cardiologia II teve suas enfermarias totalmente reformadas, reunindo 33 leitos adequados, banheiros acessíveis, sala de reanimação e áreas adicionais de apoio e coordenação.

A modernização integra o programa Saúde Amazonas, contemplando reestruturação física, aquisição de equipamentos e atualização tecnológica da unidade. O investimento total soma R$ 45 milhões, financiados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Após a conclusão das obras, o número de leitos será ampliado de 147 para 204. A intervenção é conduzida pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com continuidade dos atendimentos durante as etapas de reforma.

A segunda fase do projeto já está em andamento e inclui a criação de uma nova recepção com capacidade para 200 pessoas, reforma integral do heliponto, ampliação do estacionamento, revitalização da fachada, climatização dos novos ambientes e construção da terceira Clínica Cardiológica. A previsão é de conclusão no primeiro trimestre de 2026.

O processo de modernização também tem impacto na rotina dos pacientes. “O que nós estamos vendo aqui é uma coisa inédita. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por estar trazendo esses benefícios. O que eu pude observar e ver foi a mudança estrutural, material e humana. Ninguém gosta de hospital, então a parte humana está muito bem sendo trabalhada. Isso é muito importante”, relatou o vigilante Edvan Alves, de 50 anos.

Nos últimos anos, a instituição consolidou avanços importantes no acesso à cardiologia de alta complexidade. Em 2025, o hospital realizou a primeira cirurgia de correção de cardiopatia congênita com telemonitoramento assistencial do país, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, somando sete procedimentos desde maio. A unidade recebeu ainda o primeiro equipamento de ressonância magnética cardíaca do Amazonas, com capacidade para 150 exames mensais, além de um novo tomógrafo e sistema de hemodinâmica que ampliou em 50% os cateterismos e angioplastias.

A rede assistencial expandida elevou os índices de atendimento. Entre 2018 e 2025, o volume de cirurgias cardíacas adultas cresceu de 280 para 520 procedimentos anuais. Em 2024, o Francisca Mendes realizou 563 cirurgias, além de 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica e 40 mil atendimentos ambulatoriais. A unidade atende ainda pacientes do Acre, Pará, Roraima, Paraná e áreas fronteiriças da Venezuela, mantendo tempo zero de espera para cirurgias pediátricas.

A cerimônia contou com a presença de autoridades estaduais e representantes de instituições parceiras, como o deputado estadual Dr. Gomes, a secretária de Saúde Nayara Maksoud, os vereadores Allan Campelo e Diego Afonso, o coordenador da UGPE, Marcellus Campelo, a secretária executiva do FPS, Kathelen Braz, e o defensor público e coordenador do Nudesa/DPE, Arlindo Gonçalves Neto.

Leia mais:
Hospital Delphina Aziz passa a fazer parte da Rede Nacional de Hospitais Inteligentes do SUS
Delphina Aziz realiza 1º transplante renal na rede pública do AM
1,8 mil cirurgias de catarata foram realizadas no Delphina Aziz durante mutirão

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

 

Últimas Notícias

Novas regras do Pix passam a valer e ampliam ações contra golpes

O Banco Central (BC) iniciou, nesta segunda-feira (2), a implementação das novas diretrizes de...

Investimento em data centers impulsiona setor nuclear no Brasil

O setor nuclear brasileiro projeta um novo horizonte de crescimento impulsionado pela expansão acelerada...

Estudo revela que parcela dos adultos brasileiros dorme mal e acende alerta para saúde

A qualidade do sono tornou-se um dos principais indicadores de saúde pública após dados...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher mantêm endereços de atendimento em Manaus

Estruturas itinerantes oferecem exames, consultas e preventivos em cinco zonas da capital; confira os...

Mais como este

Novas regras do Pix passam a valer e ampliam ações contra golpes

O Banco Central (BC) iniciou, nesta segunda-feira (2), a implementação das novas diretrizes de...

Investimento em data centers impulsiona setor nuclear no Brasil

O setor nuclear brasileiro projeta um novo horizonte de crescimento impulsionado pela expansão acelerada...

Estudo revela que parcela dos adultos brasileiros dorme mal e acende alerta para saúde

A qualidade do sono tornou-se um dos principais indicadores de saúde pública após dados...