O novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo completou seu primeiro mês de funcionamento registrando mais de 8 mil atendimentos. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), implantou o modelo Fast Track, voltado aos casos de menor complexidade, o que contribuiu para reduzir o tempo médio de espera para cerca de duas horas.
Entre 22 de outubro e 22 de novembro de 2025, o serviço realizou 19.959 exames para apoiar o diagnóstico dos pacientes que passaram pela área de pronto atendimento. No período, foram contabilizados 15.440 exames laboratoriais, 2.859 tomografias, 890 eletrocardiogramas e 770 ultrassonografias.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que a nova estrutura vem apresentando boa resposta. “Os pacientes que passam pelo Fast Track são assistidos com o médico indo até eles, num processo inovador, enquanto os mais graves seguem para os setores especializados do hospital, garantindo que ambos recebam o tratamento adequado, reduzindo o tempo de espera”, afirmou.
O diretor-geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, também avaliou positivamente o desempenho da equipe. “Toda a equipe de assistência foi treinada para seguir os novos modelos de atendimento e isso tem feito com que os pacientes sejam atendidos com a máxima qualidade”, disse.
Como funciona o atendimento
No Fast Track, pacientes classificados como azul ou verde, quadros de baixa complexidade seguem um fluxo simplificado. Após a triagem, passam pela avaliação médica e, caso necessário, recebem medicação e alta diretamente no setor, sem necessidade de encaminhamento para outras áreas do hospital.
Para situações que exigem maior atenção, a triagem direciona o paciente às salas laranja (urgente) ou amarela (grave). Nesses casos, são realizados monitoramento contínuo, exames complementares e observação clínica até a definição sobre alta ou necessidade de internação.
Leia mais:
Hospital Francisca Mendes inaugura nova fase de modernização
Delphina Aziz realiza 1º transplante renal na rede pública do AM
1,8 mil cirurgias de catarata foram realizadas no Delphina Aziz durante mutirão
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

