A Amazonas Energia lançou um aplicativo gratuito que permite a consulta, diariamente, do consumo de clientes que têm os medidores Sistema de Mediação Centralizada (SMC), conhecidos como aéreos. Porém, a leitura ainda poderá ser feita na área externa das casas.
A ferramenta está disponível para os sistemas Android e iOS, e apenas é preciso cadastrar alguns dados, como as unidades consumidoras relacionados ao CPF para acessar as informações.
Quem utiliza o método tradicional de medição, com o contador antigo, visualiza no aplicativo a conta de energia que relaciona o consumo dos últimos dois meses em kWh e também a linha do tempo do consumo relativa aos últimos nove meses.
Quem já utiliza o SMC, consegue visualizar a leitura dos últimos 30 dias de forma detalhada, assim o cliente consegue identificar o quanto consumiu em cada dia.
“Como a leitura é feita a cada seis horas, o cliente pode identificar exatamente o dia do mês e o período do dia em que houve aumento no consumo. Assim fica mais fácil identificar que aparelhos ou hábitos foram responsáveis pelo excesso”, explicou o Diretor Institucional e Técnico do Interior da Amazonas Energia, Radyr Gomes.
Simulações
Quem não consegue identificar os “vilões” da conta de energia, pode utilizar o simulador de consumo no aplicativo.
Neste campo, o usuário relaciona aos cômodos da casa: quarto, sala, cozinha, banheiro escritório lavanderia, garagem, área externa os respectivos aparelhos que estão instalados no ambiente e o tempo de uso. A cada adição de aparelho, o simulador vai mostrando o gasto em kWh e o quanto esta grandeza representa em reais.
“É comum a reclamação: passo o dia inteiro fora de casa e a conta está alta. O simulador mostra o gasto, por exemplo, de uma geladeira que passa o dia inteiro ligada, assim como daquele ferro utilizado alguns minutos para desamassar a roupa do trabalho e da escola. Vale ressaltar, que muitos aparelhos, mesmo desligados no controle, continuam consumindo energia porque estão ligados na tomada. Este é o caso das tvs e dos modem de internet. Com estas ferramentas, é possível enxergar que não é apenas a quantidade de tempo passada em casa que influencia na conta, mas sobretudo aquilo que ligamos quando estamos em casa”, reforçou Radyr.
Leia mais:
DPE-AM entra com ação contra propaganda de Amazonas Energia
Amazonas Energia diz que novos medidores diminuem “gatos”