Nos primeiros quatro meses de 2023, o estado do Amazonas registrou um total de 7.968 assaltos em vias públicas, representando um aumento de 105% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram contabilizadas 7.553 ocorrências de roubo. Esses dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com a SSP, o mês de março foi o que apresentou o maior número de assaltos em 2023, totalizando 2.164 ocorrências registradas pelas autoridades policiais. Nos registros estatísticos da secretaria, esse tipo de crime é classificado como “roubo a transeunte”, definido pelo Art. 157 do Código Penal, que engloba o roubo com prática ou ameaça de violência usada durante a subtração de pertences de indivíduos em locais públicos.
As cidades com maior incidência desses crimes são Manaus, com 7.728 ocorrências, seguida por Manacapuru (82), Iranduba (57) e Itacoatiara (58).
População insegura
A dentista Thaysa Moura, 27, conta que chegou a ser assaltada duas vezes na mesma semana enquanto ia para o trabalho, na capital amazonense:
“Eu quase não acreditei, na verdade. Nunca tinha sido assaltada, mesmo morando em Manaus minha vida inteira, e esse ano fui vítima de dois assaltos na mesma semana e na mesma área da cidade. No primeiro, levaram meu celular e carteira; no segundo, levaram minha bolsa inteira. […]. É uma coisa que mexe com a gente, sabe? Me sinto muito insegura em Manaus, não me sinto amparada de nenhuma forma. Dá até medo de sair na rua, ir pro trabalho. A rua não é segura, o ônibus não é seguro, os parques não são seguros… pra onde a gente pode ir, então?”, questionou a dentista.
Thaysa conta também que registrou Boletins de Ocorrência (BOs) na polícia, mas que não há mais nada que ela possa fazer além de lidar com o prejuízo de repor seus itens roubados.
Já o metalúrgico Luiz Henrique Barbosa, de 44 anos, relata que a segurança pública tem declinado em sua cidade natal, Manacapuru, a 70km de Manaus:
“Antes de 2019, era até meio incomum a gente ver notícia de assalto, roubo, assassinato aqui em Manacapuru. Eu pessoalmente via tudo isso como uma coisa que acontecia mais em Manaus, mesmo. […]. Fui começando a ouvir histórias de parentes, vizinhos… até que aconteceu comigo também. Voltando do trabalho a noite, fui abordado por dois assaltantes armados com facas que levaram minha mochila com ferramentas, documentos e meu celular. Complicado, né? Recuperei a mochila e os documentos, mas as ferramentas e o celular já tinham sido vendidos”, lamentou o Luiz Henrique.
O que diz a SSP-AM
A SSP-AM informou que o Governo do Estado tem ampliado a presença da Polícia Militar em áreas registradas como locais com alto índice de ocorrências. Além disso, a Secretaria de Segurança lançou recentemente o sistema Celular Cidadão, que pode ser instalado e cadastrado no celular de qualquer morador do Amazonas para que o aparelho seja monitorado e localizado pela SSP-AM em caso de subtração criminosa.
A Secretaria de Segurança pública reforça também que em caso de assalto ou furto, a polícia deve ser contatada imediatamente, seja por sinalização de uma viatura próxima, ou de denúncia da ocorrência feita diretamente do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da região em que o crime ocorreu.
Leia mais:
SSP-AM reforça segurança em áreas escolares da capital
Em dois dias, três UBSs da prefeitura sofreram assalto e vandalismo
Segurança é baleado em assalto na UEA e deputado federal pede soluções