No início da semana, a Meta (empresa fundada por Mark Zuckerberg) lançou uma nova plataforma: o Threads. Com funcionalidade semelhante ao Twitter, de Elon Musk, a rede não veio para brincar: após 18 horas de lançamento, o aplicativo bateu a marca de 30 milhões de usuários.
De acordo com a descrição do app, esta rede social é local “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes […] Você pode se conectar com seus criadores de conteúdo favoritos e outras pessoas com as mesmas paixões – ou criar um público leal para compartilhar com ideias, opiniões e criatividades com o mundo”.
Como uma estratégia de Marketing, no Brasil, artistas como: Marcos Mion, Juliette e Ivete Sangalo tiveram acesso antecipado. Ele já está disponível para Android e iOS e apenas para para aplicativos móveis.
Como funciona?
O foco da rede social são os textos, mas também é possível publicar fotos e vídeos de até cinco minutos. Para acessar a plataforma, no entanto, é preciso ter uma conta no Instagram, pois os perfis são conectados.
Isso possibilita que os posts possam ser compartilhados entre as contas.
Para empresas, o Threads pode ser utilizado na criação de comunidades, relacionados ao seu produto ou serviço, por exemplo. Poderão ainda intensificar a interação com os demais usuários.
A criação de uma nova conta é bastante simples, basta baixar o aplicativo e fazer o login com os dados da sua conta no Instagram. Assim você consegue migrar todas as suas informações, incluindo seus seguidores.
É melhor que o Twitter?
Além da obrigatoriedade de ter uma conta vinculado ao Instagram, a maior diferença estão na quantidade de caracteres possíveis de escrever: no Twitter são 280, enquanto que no Threads são 500.
Diferentemente do Twitter, a interface mostra postagens de acordo com o algoritmo e não na ordem cronológica de quem você segue. De acordo com o responsável pelo Instagram, Adam Mosseri, está nos planos dele a inclusão de um feed cronológico.
Outros pontos de diferença são: o novo aplicativo não possui hashtags e buscas por palavra-chave, impossibilitando que usuários acompanhem eventos em tempo real, como no Twitter. Não possui também mensagens diretas.
Mark Zuckerberg X Elon Musk
Após a aquisição do Twitter por Elon Musk, a rede vem sofrendo diversas mudanças que desagradam a audiência. O lançamento do Threads ocorre dias após série de polêmicas envolvendo a rede social rival. Nos últimos dias, Musk limitou a quantidade de publicações que podem ser visualizadas diariamente, visando reduzir os bots. Musk restringiu, ainda, o acesso ao TweetDeck apenas para contas verificadas.
Threads surge, então, como uma alternativa sagaz para aqueles que buscam uma proposta semelhante.
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