terça-feira, janeiro 14, 2025
29.3 C
Manaus
InícioGeralFVS divulga boletim de mortalidade de acidentes de trânsito no AM

FVS divulga boletim de mortalidade de acidentes de trânsito no AM

Publicado em

Publicidade

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulgou nesta segunda-feira (31/07) um Boletim Epidemiológico que apresenta dados alarmantes sobre a mortalidade por acidentes de transporte terrestre na região, referentes ao período de 2018 a 2022. O documento tem como objetivo subsidiar intervenções públicas e contribuir para a redução dos índices de óbitos causados por esse tipo de acidente.

Elaborado a partir do Sistema de Informação de Mortalidade, oficial do Ministério da Saúde, o boletim é uma ferramenta da Vigilância em Saúde do Amazonas, por meio da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gvdant), no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o intuito é apresentar o panorama das mortes por acidentes de transporte terrestre no Amazonas, a fim de embasar medidas públicas específicas para a realidade regional e promover a valorização da vida no trânsito, resultando na redução dos óbitos decorrentes desses acidentes.

“Ao analisar o cenário de óbitos por acidentes de transporte terrestre, os gestores públicos podem implementar medidas que abordem a realidade local de forma direcionada. Na Saúde, os acidentes resultam em lesões graves, incapacitações permanentes e até mesmo óbitos prematuros. É preciso investir em ações de prevenção a acidentes de trânsito para promover a valorização da vida e também prevenir impacto no sistema de saúde”, ressalta Tatyana.

A coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes na FVS-RCP, Cassandra Torres, destaca a importância da ação integrada de instituições para implementar essas intervenções públicas. “É necessária uma abordagem colaborativa que permita a troca de informações, experiências e conhecimentos, que podem levar a uma melhor compreensão dos fatores de risco associados aos acidentes de transporte terrestre no Amazonas”, enfatiza.

Dados

O Boletim Epidemiológico revela que, no período de 2018 a 2022, foram registrados 2.070 óbitos por acidentes de transporte terrestre no Amazonas, representando 13,7% dos óbitos notificados no Sistema de Informação de Mortalidade do estado.

Os dados também mostram uma variação no número de óbitos nesse período, com um aumento de 425 em 2018 para 437 em 2022. Na capital do estado, Manaus, o ano de 2022 apresentou o maior número de óbitos por esse tipo de acidente, totalizando 289. Já no interior do estado, o ano de 2018 registrou o maior número de óbitos, com 166 casos.

O boletim destaca, ainda, que em 2022, os óbitos por acidentes de transporte terrestre foram predominantemente de pessoas do sexo masculino, com idade entre 20 e 49 anos. Metade (50,1%) dos óbitos foram de motociclistas, seguidos de pedestres (26,3%) e ocupantes de automóvel (12,1%). Os dias de maior ocorrência desses acidentes foram sábados, domingos e segundas-feiras, sendo o domingo o dia com o maior registro, totalizando 98 óbitos.

A FVS-RCP coordena o Programa Vida no Trânsito no Amazonas, uma iniciativa conduzida pelo Ministério da Saúde em âmbito nacional, com o objetivo de reduzir lesões e mortes no trânsito. O programa está em processo de expansão e já está sendo implantado em 11 municípios do estado: Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Tabatinga, Tefé, Maués, Coari, Humaitá e Parintins.

 

Últimas Notícias

Manaus é 8° lugar na lista de alugueis mais caros do Brasil

O preço médio dos alugueis residenciais no país subiu 13,5% em 2024, de acordo...

Procon encontra produtos impróprios em supermercado de Manaus

Uma ação do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) resultou na apreensão...

Mais de 43 mil transferências de alunos são realizadas na rede pública do AM

O período de transferências de estudantes das redes públicas de ensino do Amazonas registrou...

Fiscalização do PIX não afeta autônomos, explica Receita

O reforço na fiscalização do Pix não afetará a renda dos trabalhadores autônomos, esclareceu...

Mais como este

Manaus é 8° lugar na lista de alugueis mais caros do Brasil

O preço médio dos alugueis residenciais no país subiu 13,5% em 2024, de acordo...

Procon encontra produtos impróprios em supermercado de Manaus

Uma ação do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) resultou na apreensão...

Mais de 43 mil transferências de alunos são realizadas na rede pública do AM

O período de transferências de estudantes das redes públicas de ensino do Amazonas registrou...