sábado, março 2, 2024
24.3 C
Manaus
InícioPoderPresidente Lula anuncia critérios para escolha do novo PGR

Presidente Lula anuncia critérios para escolha do novo PGR

Publicado em

Publicidade

Nesta terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez importantes declarações sobre o processo de escolha do novo procurador-geral da República (PGR) e anunciou a indicação do professor e pesquisador Márcio Pochmann para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação à PGR, Lula enfatizou que a escolha do novo ocupante do cargo será feita com maior critério, buscando alguém que seja verdadeiramente comprometido com o Brasil. O atual mandato de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República terminará em setembro, e o presidente será responsável por indicar o novo procurador-geral.

“Eu vou escolher a pessoa que eu achar que é a melhor para os interesses do Brasil, se der errado, paciência, mas eu vou tentar escolher o melhor”, afirmou Lula durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.

Lula também ressaltou que a escolha será realizada com maior atenção e cuidado, para evitar erros e buscar alguém que não faça denúncias falsas, destacando a importância de não nomear alguém apenas por afinidade pessoal.

Lava Jato

Em relação à Operação Lava Jato, o ex-presidente lamentou a perda de confiança no Ministério Público devido à atuação da força-tarefa em Curitiba. Lula mencionou o ex-procurador Deltan Dallagnol e criticou as ações da Lava Jato, alegando que visavam um projeto de poder que contribuiu para a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Depois dessa quadrilha que o Dallagnol montou, eu perdi muita confiança. Eu perdi porque é um bando de aloprado, que acharam que poderiam tomar o poder, estavam atacando todo mundo ao mesmo tempo, atacando o governo, o Poder Executivo, o Legislativo, a suprema corte. Eles fizeram a sociedade brasileira refém durante muito tempo”, desabafou Lula.

IBGE

Quanto à nomeação de Márcio Pochmann como presidente do IBGE, Lula enfatizou sua confiança na capacidade intelectual do pesquisador e negou qualquer possibilidade de manipulação de dados. Pochmann é conhecido como um dos grandes intelectuais do país e já presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Lula, além de ter atuado na Fundação Perseu Abramo.

“Quem tem uma história nesse país, como a que vocês me ajudaram a construir, não vai precisar de manipular dados para poder fazer as coisas. Quanto mais verdadeiro forem os dados, melhor para quem governa. Quem gosta de dados mentirosos, caiu fora, quem gosta de mentira, de fake news caiu fora. O que nós queremos são os dados do jeito que eles são, como foram apurados, com a maior clareza, com a maior realidade”, declarou o presidente.

O processo de indicação para o cargo de procurador-geral da República envolveu a definição da lista tríplice pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), mas Lula já deixou claro que não seguirá necessariamente as sugestões de nomes para a sucessão na procuradoria.

Leia mais:
PIM: Faturamento atinge R$ 72 bilhões nos primeiros cinco meses do ano
Isenção federal para comércio eletrônico entra em vigor nesta terça
Bolsonaro agradece doações de R$17 milhões em pix; confira quem doou

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...

Concurso da Caixa: inscrições já começam; veja como participar

A Caixa Econômica Federal iniciou as inscrições para seu novo concurso, disponibilizando mais de...

Mais como este

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...