sábado, setembro 7, 2024
31.3 C
Manaus
InícioAmazôniaTecnologias de piscicultura amazônica são destaque internacional

Tecnologias de piscicultura amazônica são destaque internacional

Publicado em

Publicidade

Quatro centros de pesquisa da Embrapa estarão presentes no International Fish Congress (IFC) Amazônia, que acontecerá em Belém (PA) nos próximos dias 03, 04 e 05 de dezembro. O evento reunirá líderes dos estados e países que compõem a região amazônica, representantes de toda a cadeia do pescado, e nomes renomados do setor, contando com 70 conferencistas nacionais e internacionais.

Durante os três dias de programação, o IFC Amazônia abordará temas conjunturais e de mercado, como rastreabilidade e certificação, bioeconomia, pegada de carbono e Fundo Amazônia, com o intuito de acelerar o desenvolvimento da aquicultura e pesca na região. Além disso, o evento discutirá temas técnicos visando impulsionar a produção e a rentabilidade aquícola nas águas amazônicas.

Destaques da piscicultura amazônica no IFC

No dia 03 de dezembro, às 13h30, o painel “Rastreabilidade e Certificação e as novas exigências dos consumidores” contará com a presença do pesquisador e supervisor da área de negócios da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP), Anderson Luis Alves, e a diretora nacional de Compras de Pescado do Carrefour, Meg Fellipe.

No dia 04, às 8h30, ocorrerá o Seminário “Desafios e estratégias para o desenvolvimento da aquicultura como alternativa econômica competitiva e sustentável para a Região Amazônica”. A chefe-geral Danielle de Bem representará a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO). No mesmo dia, às 10h40, será abordado o tema “Sistemas de produção de peixes redondos na Amazônia: A busca pela eficiência, produtividade e rentabilidade”, com a pesquisadora Flávia Tavares e o pesquisador Roger Crescêncio, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM).

No dia 04, às 11h20, a chefe de P&D da Embrapa Pesca e Aquicultura, Lícia Lundstedt, apresentará o tema “Desafios e oportunidades da nutrição e alimentação de peixes nativos”. À tarde, às 14h, os pesquisadores Eduardo Varela e Fernanda Almeida discorrerão sobre “Tecnologias de edição genômica e reprodução em peixes amazônicos – avanços e desafios”.

Iniciando os trabalhos do dia 05, às 8h30, a pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Andrea Muñoz, apresentará o tema “Viabilidade econômica da produção de peixes amazônicos”.

Além das palestras e paineis, as unidades da Embrapa Pesca e Aquicultura, Amazônia Ocidental, Territorial e Amazônia Oriental apresentarão oito tecnologias no estande da Embrapa durante o evento.

Relevância Internacional

A visibilidade internacional permite que os produtos da piscicultura amazônica alcancem mercados globais. Ao atrair a atenção de compradores internacionais, a região pode expandir suas exportações, resultando em um incentivo à economia do estado.

Além disso, o interesse de nomes relevantes no cenário internacional à piscicultura amazônica abre portas para investimentos estrangeiros na indústria. Investimentos em orgãos como a Embrapa, o IPAAM, o INPA e outras instituições de destaque na aquicultura da amazônia são essenciais para o desenvolvimento de infraestrutura, pesquisa e implementação de tecnologias avançadas, contribuindo para o crescimento sustentável do setor.

A Amazônia é uma área de grande importância ambiental global. O envolvimento internacional na piscicultura amazônica pode aumentar a conscientização sobre práticas sustentáveis, contribuindo para a preservação dos ecossistemas aquáticos e florestais da região.

Leia mais:
Estiagem: Governador Wilson Lima faz balanço de dois meses
Fundo Amazônia libera R$318 milhões para combate ao desmatamento
Amazonas e Coreia do Sul firmam parceria para preservação da Amazônia

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...

Dragagem do Rio Amazonas entre custará R$ 92,8 Milhões

O governo federal anunciou a empresa vencedora da licitação para a dragagem do Rio...

Mais como este

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Diversidade cultural marca o agenda do fim de semana

O Agendão Cultural deste fim de semana, de 06 a 08 de setembro, oferece...