Com um pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais, alguns nomes surgem no cenário para disputar a prefeitura de Manaus, como Sinésio Campos (PT), Alessandra Campelo (Podemos), Amom Mandel (Cidadania), Coronel Menezes (PL), além do atual prefeito David Almeida (Avante).
Nesta quarta-feira (02/08), a deputada Alessandra Campelo deve colocar seu nome à disposição do partido Podemos para a disputa das eleições, segundo informações do BNC. A ideia está alinhada às estratégias do Podemos Nacional para a ocupação de cargos por mulheres na política.
Outro nome é o do deputado estadual, Sinésio Campos. De acordo com o parlamentar, o PT apresentará uma candidatura única.
Os pré-candidatos, Amom Mandel e Coronel Menezes, confirmaram que participarão de uma transmissão ao vivo, em conjunto, na próxima sexta-feira (04/08), o que reforça ainda mais a discussão nos bastidores sobre uma possível chapa entre eles.
Nas últimas eleições, Amom foi o deputado federal mais votado no Amazonas, e Coronel Menezes ficou em segundo lugar entre os senadores. Vale ressaltar que a eleição de Menezes foi apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que pode também influenciar os resultados futuros.
Cenário desafiador para David Almeida
Últimas pesquisas realizadas mostram um cenário bem acirrado para uma futura reeleição. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, em maio deste ano, David Almeida se mantém líder com 32%. Seguido por Amom com 21,3% e Menezes com 14,2%.
Na pesquisa, outros nomes foram sugeridos como: Ricardo Nicolau (7,5%), José Ricardo (6,1%), Carol Braz (3,4%) e Roberto Cidade (3%).
Já a pesquisa elaborada pela Big Data/Record TV traz David Almeida com 27%, Amom Mandel com 23%, e Coronel Menezes com 17%. Outra variável foi a possível chapa entre Menezes e Amom, que resultou em 40% das intenções de votos, superando David Almeida.
Quem Wilson Lima vai apoiar?
Diante dos possíveis candidatos, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), terá uma difícil escolha pela frente.
Nas eleições para Senado, Wilson Lima, declarou apoio à Coronel Menezes. Fazem parte do grupo de opções Amom e Alessandra Campelo. Além do atual prefeito, ao qual Wilson Lima ainda é oficialmente aliado.