Manaus teve, em fevereiro, o menor número de homicídios dos últimos dez anos, para o mês. É o que apontam os dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Em 2022, o número de mortes violentas na capital caiu 10%, enquanto no país a média foi de 1%.
Os dados parciais mostram que, em fevereiro de 2023, Manaus alcançou uma redução de 36% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já no comparativo do primeiro bimestre de 2023, houve diminuição em 7% também em comparação ao mesmo período do ano passado.
Essa redução segue a diminuição no número de homicídios alcançados em 2022. Enquanto o Brasil diminuiu em 1%, o Amazonas diminuiu em 10% esses casos em relação a 2021.
A SSP-AM atribui a queda de homicídios ao programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021. Durante esse período, foi implementado o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’, que conta com 500 câmeras.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), General Carlos Alberto Mansur, todo esse reaparelhamento e investimento destinado, também, à valorização e ampliação dos recursos humanos, foram fundamentais para se chegar a essa redução.
Operações
Para garantir ainda mais segurança para a população, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) desencadeou, nesta quinta-feira (02/03), grandes operações em Manaus e no interior.
Ações e operações policiais seguem sendo realizadas, sempre de forma integrada pelas forças de segurança em Manaus e nas cidades do interior. Entre elas estão, a operação Cidade Mais Segura, Catraca, Pacificador, Hórus/Fronteira Mais Segura, fiscalizações como a realizada pela Base Arpão, além das ações realizadas pela Central Integrada de Fiscalização (CIF).