O Governo do Amazonas inicia 2025 com um importante reforço na saúde pública. A Carreta de Apoio à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), começa o ano em Iranduba, município localizado a apenas 27 quilômetros de Manaus. Entre os dias 7 e 31 de janeiro, a unidade móvel irá oferecer mais de 2,4 mil exames, beneficiando a população local com mamografias e ultrassonografias.
De acordo com a SES-AM, serão realizados 950 exames de mamografia e 1.520 exames de ultrassonografia, abrangendo diversos tipos, como abdômen total, tireoide, mama, próstata, ultrassonografia obstétrica, entre outros. As consultas serão realizadas no Pronto Atendimento do Cidadão (PAC), na rodovia Carlos Braga, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com atendimento exclusivo para adultos.
A secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, destacou a importância da Carreta da Saúde como uma estratégia de aproximação da população com os serviços de saúde, especialmente nas áreas mais afastadas da capital. “Essa é uma iniciativa que adotamos com o objetivo de levar serviços médicos essenciais para os municípios do interior. Vamos continuar essa jornada em 2025 para alcançar ainda mais pessoas”, afirmou a secretária.
Expansão da Carreta da Saúde em 2024 e 2025
A Carreta da Saúde já tem um histórico positivo de atendimentos no interior do Estado. Em 2024, a unidade móvel percorreu municípios como Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Parintins e Presidente Figueiredo, levando mais de 5 mil exames para as populações locais. De acordo com a SES-AM, o objetivo é expandir ainda mais essa iniciativa ao longo de 2025, com novas visitas aos municípios da Região Metropolitana de Manaus.
Atendimento também em Manaus
Em Manaus, a Carreta de Apoio à Saúde continua atendendo até o dia 10 de janeiro no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste da cidade. A unidade está oferecendo 5.250 exames, incluindo exames de tomografia nas áreas de tórax, abdômen, crânio, pelve e colunas cervical, torácica e lombossacral.
Benefícios para a população do interior do Amazonas
O trabalho das Carretas da Saúde visa descentralizar os atendimentos médicos e oferecer acesso rápido à diagnósticos de qualidade, sem que a população precise se deslocar até a capital. Este serviço faz parte do compromisso do governador Wilson Lima com a melhoria da saúde pública e o acesso à assistência médica em todo o Estado.
A SES-AM reforça que o atendimento é exclusivo para adultos e que a disponibilidade de vagas é limitada, recomendando que a população compareça no horário de atendimento e fique atenta a futuras atualizações nos canais oficiais de saúde.
Leia mais:
105 mil estudantes do AM já receberam verba do Pé de Meia
Alerta de golpe: simulação do programa Pé-de-Meia
Novo Fies abre inscrições; entenda como vai funcionar
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook