O Senado Federal abriu as inscrições para o programa Jovem Senador 2024, destinado a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública. O projeto, que visa estimular a reflexão sobre temas políticos, democracia e cidadania, além de ensinar aos jovens estudantes como funciona o Poder Legislativo brasileiro, aceitará inscrições até o dia 30 de abril.
Jovem Senador 2024
Com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, o programa selecionará 27 estudantes — um de cada estado — com idade até 19 anos, através de um concurso de redação. Os melhores colocados de cada estado serão convocados para a Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá entre 5 e 9 de agosto de 2024, em Brasília.
Seletiva
O processo de seleção está dividido em três etapas. Na primeira, os estudantes deverão realizar a inscrição e enviar suas redações até o dia 30 de abril. A segunda etapa compreende a seleção estadual, na qual as escolas encaminharão as redações escolhidas para a coordenadoria, que, por sua vez, enviará para a secretaria. Uma Comissão Avaliadora composta por cinco professores selecionará as três melhores redações para a próxima fase.
Na terceira e última etapa, o Senado Federal analisará as três redações finalistas enviadas pelas secretarias estaduais. A comissão julgadora escolherá a redação vencedora, e o aluno e o professor orientador serão automaticamente convidados a participar da “Semana de Vivência Legislativa”, com todas as despesas custeadas pelo Senado Federal.
Para informações detalhadas sobre a inscrição e o regulamento do programa, os interessados podem acessar o site oficial do Senado.
Leia mais:
Sine Manaus oferta 313 vagas de emprego nesta segunda-feira (4)
Audição: cresce número de implantes cocleares no SUS
Paratleta do halterofilismo garante prata no mundial
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook