A Prefeitura de Manaus lançou, ontem (3), o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’. De acordo com a gestão municipal, o app possibilitará aos estudantes do ensino básico e superior o monitoramento de serviços ligados ao Cartão Passafácil Estudantil para o transporte público. Entre os serviços, está a consulta dos créditos disponíveis, recarga, solicitação de gratuidade e segunda via.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram). A cerimônia de lançamento foi realizada na escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Sul de Manaus.
O aplicativo já pode ser baixado direto nos celulares com sistema Android e, em breve, estará disponível para IOS.
Utilidades do aplicativo
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, a ferramenta torna o transporte público mais conectado ao alunos e pais:
“Estamos oferecendo agora, para a população, o aplicativo ‘Sou Estudante Manaus’. Esse é um aplicativo pelo qual cada estudante vai poder controlar, saber quanto ele tem de passagem, solicitar a gratuidade, os pais vão poder fazer o controle e você vai poder fazer toda solicitação, compra, tudo pelo aplicativo sem precisar sair de casa, sem precisar ir ao Sinetram. Então, ele facilita a vida das pessoas, dos estudantes, dos alunos, facilita a vida dos pais para fazer um controle mais efetivo. É a Prefeitura de Manaus avançando para que você tenha um dia a dia melhor”, explicou o chefe do IMMU.
Ainda de acordo com o órgão, o novo aplicativo cobrirá a maior parte dos atendimentos para estudantes em relação ao transporte público, e o deslocamento a locais de atendimento deixará de ser necessário em quase todos os casos.
Recadastramento
Um alerta importante é que as escolas, cursos livres e faculdades terão que fazer o recadastramento para garantir o direito dos estudantes a meia-passagem. As escolas devem fazer o cadastro no novo sistema pelo site: http://souestudante.sinetram.com.br.
Para fazer o cadastramento, é necessário seguir estes passos: administrativo/esqueci a senha/entrar com o CNPJ da instituição e realizar a atualização do cadastro.
No caso das escolas da rede pública municipal e estadual, o cadastro dos alunos no sistema do Sinetram já é feito de forma automática, o que garante aos alunos o direito ao passe-livre para os estudantes que moram a mais de um quilômetro da escola, e meia-passagem para os demais.
Como funcionará
Além de permitir que os responsáveis gerenciem os recursos dos cartões estudantis, o aplicativo também oferece a conveniência de solicitar mensalmente os créditos de gratuidade para alunos das redes públicas de ensino e a meia-passagem para estudantes de escolas privadas.
Ao entrar com o login e senha, o estudante terá acesso à página do Perfil completo onde, pelo aplicativo, será possível o estudante visualizar todas as suas informações, fazer atualização de fotos e dados. Por meio do aplicativo também será possível solicitar mensalmente os créditos da gratuidade de alunos das redes municipal e estadual de ensino.
O aplicativo também terá a opção de compra de crédito de meia-passagem estudantil para estudantes de escolas privadas, universidades e cursos livres.
Leia mais:
PEC das Praias volta à pauta do Senado: entenda a polêmica
Anatel autoriza expansão do 5G para todo o Brasil
Manaus tem Árvore de Natal com hologramas e bolhas instagramáveis
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook