sábado, setembro 7, 2024
33.3 C
Manaus
InícioFestival de ParintinsEntenda o que representa a "Sinhazinha do Boi" no Festival de Parintins

Entenda o que representa a “Sinhazinha do Boi” no Festival de Parintins

Publicado em

Publicidade

Com a alta repercussão do caso Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, aspectos culturais do Festival Folclórico de Parintins entraram em destaque na mídia nacional. Entre eles, o signficado da “Sinhazinha do Boi”, posto que Djidja ocupou no Boi Garantido entre 2016 e 2020.

Origem do festival

O Festival Folclórico de Parintins é uma das mais importantes e populares celebrações culturais do norte do Brasil, e a maior festa do estado do Amazonas. O Festival ocorre anualmente, sempre no fim do mês de junho, e mistura teatro, música, dança e rituais folclóricos.

O festival tem suas origens nas festas juninas e nas tradições folclóricas do boi-bumbá do Maranhão, uma manifestação cultural que mistura influências indígenas, africanas e portuguesas. Desde sua formalização, em 1965, o Festival de Parintins só cresceu em escala e importância.

Como funciona o festival de Parintins?

As apresentações acontecem no Bumbódromo de Parintins, uma arena especialmente construída para receber o evento. Lá, os bois Garantido e Caprichoso mostram um show de luzes, dança e alegorias baseados em temas que celebram a cultura amazônica, incluindo lendas indígenas, histórias de ribeirinhos, e a rica biodiversidade da região. Cada boi busca impressionar os jurados e o público com criatividade, inovação e fidelidade às tradições culturais.

Para isso, cada boi encena uma versão única, adaptada todo ano, da lenda do folclore brasileiro conhecida como “Auto do Boi”.

Auto do Boi

O Auto do Boi conta a história de Catirina, esposa do vaqueiro Pai Francisco, que, estando grávida, sente um desejo incontrolável de comer a língua do boi favorito do Amo, um fazendeiro rico.

Para satisfazer o desejo de sua esposa, Pai Francisco mata o boi, causando desespero no Amo. Ao descobrir o crime, o Amo do Boi busca ajuda de curandeiros e pajés para ressuscitar o animal. Após várias tentativas e rituais, o boi revive, e agora celebra e dança coberto por panos e adereços.

Na versão da história contada no Festival de Parintins, levam destaque cinco dos personagens retratados na lenda:

  • O Boi-bumbá, o grande protagonista da festa. Adornado em vermelho e branco (Garantido) ou preto e azul (Caprichoso), o boi dança, pula e faz acrobacias com os outros personagens que aparecem durante a encenação da história;
  • O Amo do Boi, também chamado de Apresentador, que serve como narrador e mestre de cerimônias do espetáculo. Ele conta as histórias e interage com o público, guiando as três horas de apresentação;
  • A Sinhazinha da Fazenda, que representa a filha do dono do boi. Na história, ela é uma menina jovem e graciosa, tão encantada pelo bumbá quanto seu pai e que é vista acompanhando o Boi em danças e brincadeiras;
  • A Cunhã-poranga, personagem que é definida pelo significado de seu nome em tupi-guarani: “moça bonita”. Na história, ela é uma mulher indígena que chama a atenção pela sua beleza e força na aldeia do Pajé;
  • O Pajé, o poderoso curandeiro responsável pela ressurreição do boi. No festival, mostra o poder dos rituais de cura dos povos indígenas da Amazônia.

Há, ainda, a presença de outros personagens importantes no festival, como a Porta-estandarte, a Rainha do Folclore e os Levantadores de Toadas de cada Boi; estes não fazem parte da história original, mas foram integrados na trama do Festival de Parintins como figuras que reforçam a presença da cultura popular amazônica na festa.

Sinhazinha da Fazenda

Valentina Cid, Sinhazinha do Boi Caprichoso, durante apresentação com o Bumbá.
Valentina Cid, Sinhazinha do Boi Caprichoso, durante apresentação com o Bumbá. FOTO: Alex Pazuello/Secom

Após os três dias de festa, a Sinhazinha da Fazenda é o item 07 a ser avaliado pela banca de apuração do Festival, que funciona de forma semelhante à apuração de desfiles de escolas de samba. Ela é avaliada de 0 a 10 por uma série de jurados, assim como outros 20 itens.

No Festival, a Sinhazinha vai além do personagem que representa. Ela é a personificação pelo amor ao Boi-bumbá, e uma das figuras principais da trama por meio do teatro e da dança. Ela sempre aparece interagindo com seu companheiro, o Boi, e é parte central da evolução da festa na fazenda retratada pelo Auto do Boi.

Leia mais:
Locomoção obrigatória! Conheça o triciclo – principal meio de transporte durante festival de Parintins

Procon-AM orienta sobre pacotes turísticos para o Festival de Parintins
Bois firmam compromisso de reciclagem durante Festival de Parintins

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...

Manaus terá 928 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

A capital amazonense será beneficiada com a construção de 928 novas moradias pelo programa...

Mais como este

Maria de Fátima é medalha de bronze nas Paralimpíadas 2024

A paratleta amazonense Maria de Fátima, que representou o estado nas disputas do halterofilismo...

Lavagem nasal pode diminuir efeitos do ar seco, dizem especialistas

A lavagem nasal pode ser a maior aliada da população brasileira nesse momento histórico...

Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 2.758 focos de incêndios, de acordo com...