Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas 5.569 cidades do País. O Amazonas, por conta do fuso horário, terá dois horários diferentes de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Em Manaus e em outros 50 municípios do Amazonas, a votação ocorrerá das 7h às 16h.
Já em Amaturá (22ª ZE); Atalaia do Norte (42ª ZE); Benjamin Constant (20ª ZE); Eirunepé (11ª); Envira (46ª ZE); Guajará (45ª ZE); Ipixuna (45ª ZE); Itamarati (69ª ZE); Tabatinga (36ª ZE); São Paulo de Olivença (22ª ZE); Jutaí (41ª ZE), devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h.
O pleito deste ano, assim como o das eleições gerais de 2022, terá o horário de Brasília como o padrão para a votação em todo o País. Em Brasília, a votação inicia às 8h e encerra às 17h, ou seja, as urnas no Amazonas, por exemplo, vão fechar simultaneamente ao resto do País (mesmo que em outros estados o relógio marque um horário diferente). A medida visa facilitar a divulgação da apuração dos votos, que só começa quando todas as urnas estiverem fechadas.
A apuração dos votos será iniciada assim que as urnas começarem a chegar à Justiça Eleitoral, após o fechamento das seções eleitorais e, a divulgação dos primeiros números começa assim que os primeiros votos forem apurados, depois das 17h.
Na capital amazonense, sete candidatos disputam a Prefeitura de Manaus: Amom Mandel (Cidadania) , Capitão Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT), Roberto Cidade (UB) e Wilker Barreto (Mobiliza).Para as vagas na Câmara Municipal de Manaus (CMM), 833 candidatos disputam uma cadeira no órgão legislativo do município.
Além de toda a dificuldade de um pleito no Amazonas, este ano, apresenta um desafio extra: A estiagem provocada pela vazante dos rios. O Rio Negro atingiu nesta sexta-feira, (4), a marca de 12,66 metros, quebrando o recorde de 12,70 metros registrado em 2023, o que configura a estiagem deste ano como a maior desde que iniciou-se a medição do nível do rio Negro, há 122 anos.
Leia mais:
Eleições 2024: 40% dos eleitores podem mudar o voto, e 63% estão desinteressados
Eleições 2024: TRE-AM aprova tropas federais para 38 municípios amazonenses
Juízes eleitorais terão poder de polícia nas eleições; entenda
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook