O governo do Rio Grande do Sul (RS) anunciou a reativação da chave Pix para doações em dinheiro, visando auxiliar as vítimas das recentes enchentes no estado. A chave pix utilizada é a mesma criada para o auxílio às vítimas de temporais de 2023. As contribuições podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Dados para doação ao RS
Conta – SOS Rio Grande do Sul
Chave Pix – CNPJ 92958800/000138
Razão Social: Banrisul
Para onde vão as doações?
Os recursos arrecadados serão direcionados para apoio humanitário às vítimas das enchentes, mantimentos como roupas, água e alimentos para abrigos provisórios e para a reconstrução da infraestrutura das cidades afetadas.
A gestão e fiscalização dos fundos doados serão realizadas por um Comitê Gestor, liderado pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e entidades de assistência social.
Como ajudar presencialmente
Porto Alegre
Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal estabeleceu locais para receber doações de pessoas interessadas em ajudar as vítimas da chuva. Entre os itens apontados pela instituição como mais necessários, neste momento, estão colchões e roupa de cama de tamanho solteiro, roupas e calçados infantis, produtos de higiene e limpeza como sabonete, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho, e água e copos descartáveis.
Para os animais de estimação, como cães e gatos, podem ser recebidos casinha para os animais, cama, coleira, guia, gradil e ração.
Os locais que recebem doações podem ser acessados no site da Prefeitura de Porto Alegre. As doações serão encaminhadas ao depósito da Defesa Civil Municipal, na rua La Plata, 693, que funciona 24 horas. A distribuição dos donativos será realizada pela instituição.
Outras cidades
A prefeitura de São José também realiza uma campanha de doações para as vítimas das chuvas no estado. O ponto de coleta é na sede do Procon, na Avenida Acioni Souza Filho, 2114, na Beira-Mar de São José. Os itens mais solicitados são água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e roupas de cama.
Já a prefeitura de Santa Cruz do Sul tem cadastrado voluntários para atuar no atendimento às vítimas da enchente que também assola o município. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.
A prefeitura de Taquara pede que os itens doados sejam entregues na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 947, centro, onde uma equipe faz a triagem. Também é possível doar via Pix, pela chave com número de celular 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a compra dos materiais necessários para os atingidos pelas chuvas.
Leia mais:
Seis barragens do Rio Grande do Sul em risco iminente
CNU é adiado em todo o Brasil por chuvas no RS; ainda não há nova data
Eduardo Leite alerta para maior desastre enfrentado pelo Estado
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook