No início da manhã desta quarta-feira (6), o republicano Donald Trump conseguiu a quantidade necessária de delegados de Colégios Eleitorais para acabar com qualquer chance de virada da democrata Kamala Harris. Com isso, Trump confirmou um novo mandato presidencial no país e será o 47° presidente dos Estados Unidos.
A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados; mesmo que a apuração ainda não esteja completa, alcançar este número significa que a eleição já está ganha.
Lula parabeniza Trump
A vitória do empresário repercutiu no mundo todo e líderes mundiais o parabenizaram. O próprio presidente Lula parabenizou o republicano:
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, disse Lula em sua mensagem.
Além de Wisconsin, Trump também venceu em quase todos os outros estados decisivos, como Pensilvânia — apontada como o estado de maior importância destas eleições —, Carolina do Norte e na Geórgia, e está à frente em Michigan, Nevada e Arizona.
Durante a madrugada, antes mesmo de alcançar os 270 delegados necessários e antes de Kamala reconhecer a derrota, Trump fez um discurso da vitória na Flórida. Ele pregou contra a imigração ilegal, disse que o seu slogan será “promessas feitas serão cumpridas” e pregou a união entre todos os americanos.
Leia mais:
Estadunidenses vão às urnas hoje (5); entenda como funcionam as eleições dos EUA
Explicando: Guerra fria por chips entre Estados Unidos e China
Explicando: Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook