No Dia Mundial da Saúde, celebrado neste domingo (7), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) alerta para a baixa cobertura vacinal no estado. As coberturas vacinais para mais de 10 doenças do Calendário Básico de Vacinação, destinado a menores de 2 anos, estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde.
Doenças como tuberculose, hepatite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, paralisia infantil, pneumonia, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola e varicela podem ser prevenidas com a vacinação. No entanto, a baixa adesão à campanha de vacinação coloca a população em risco.
As metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Ministério da Saúde são de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus e 95% para as demais vacinas.
Dados preocupantes
- Cobertura vacinal: BCG (69,9%) e Rotavírus (87%).
- Cobertura demais doenças: Febre Amarela (80,4%), Polio (VIP) (90,8%), Pneumo 10 (87,6%), Meningo C (75,7%), Penta (90,8%), Hepatite A infantil (80,8%), Tríplice viral – 1ª Dose (96,7%), epatite B (71,2%).
Riscos
- Surto de doenças imunopreveníveis.
- Sequelas graves, como paralisia infantil.
- Retorno de doenças erradicadas, como o sarampo.
Alerta da FVS-RCP
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, enfatiza a importância da vacinação: “São doenças evitáveis que a população pode prevenir por meio da vacinação. Na oportunidade deste Dia Mundial da Saúde, alertamos para a importância dos pais e responsáveis manterem os esquemas vacinais atualizados. São vacinas que estão disponíveis à população de forma gratuita”.
Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, destaca
“É importante que todos estejam com o esquema vacinal atualizado. A baixa cobertura vacinal pode deixar a população mais vulnerável à ocorrência de doenças e que podem deixar sequelas, como a paralisia infantil. A população não vacinada abre portas para que doenças possam voltar, como o sarampo”.
Como se proteger
- Mantenha a carteira de vacinação em dia.
- Consulte um profissional de saúde para saber quais vacinas você precisa tomar.
- Vacinas são gratuitas e estão disponíveis em unidades de saúde.
Leia mais:
Vacina contra HPV agora terá dose única
1,8 mil cirurgias de catarata foram realizadas no Delphina Aziz durante mutirão
Uma a cada 3 cidades no Brasil não tem médicos por mil habitantes
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook