Kits de energia solar foram entregues às comunidades indígenas do Rio Negro pelo governador Wilson Lima, como parte do “Brilha Amazonas”. A meta é entregar 253 kits no segundo semestre deste ano, beneficiando aqueles que vivem do turismo e investindo em uma nova matriz energética.
Nesse sentido, Wilson Lima ressalta a importância de levar dignidade e economia para essas comunidades, além de investir em fontes renováveis de energia, enquanto trabalha com políticas públicas sustentáveis.
As placas foram entregues para as comunidades Cipiá, Tatuyo, Diakuru e Tuyuka, que agora têm uma alternativa sustentável ao uso de gerador de energia elétrica.
Energia solar no Programa Brilha Amazonas
O lançamento do programa Brilha Amazonas aconteceu, em fevereiro, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), onde comunidades da RDS do Uatumã foram beneficiadas.
Até o início de maio, o Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), entregou 52 kits de placas de energia solar destinados para empreendimentos em Presidente Figueiredo (36 kits), São Sebastião do Uatumã (2 kits) e Maués (14 kits). Com isso, as comunidades têm uma alternativa sustentável ao uso gerador de energia elétrica, que consome óleo combustível.
Leia mais:
Governo do Estado lança ‘Brilha Amazonas’
Manaus ganha maior usina de energia solar da região Norte
Wilson Lima diz que nova economia do AM já é realidade