O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, está trazendo novos horizontes para o mercado de trabalho local. A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), anunciou a abertura de 48 novas vagas de emprego para as obras de requalificação urbanística e de abastecimento de água no município.
Novas contratações fortalecem economia local
Desde o início das obras, em setembro de 2024, o programa já contratou 75 trabalhadores, e a expectativa é de gerar cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos ao longo de cinco anos. Entre as novas vagas, estão oportunidades para carpinteiros, ferreiros, pedreiros, bombeiros hidráulicos, operadores de máquinas, motoristas e ajudantes gerais.
O secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou que a prioridade nas contratações é para trabalhadores locais. “Esse aumento no efetivo visa acelerar o andamento das obras, abrindo mais frentes de trabalho na primeira etapa, que contempla a rede de água e esgoto”, afirmou.
Seleção e envio de currículos
A empresa responsável pela execução das obras, Avanço, já iniciou o processo seletivo. Interessados podem entregar seus currículos pessoalmente no endereço Rua Silva Campos, nº 1322, Centro de Parintins, ou enviá-los por e-mail para [email protected].
Impacto positivo na cidade
O coordenador local do programa, Leonardo Normando, ressaltou os benefícios econômicos proporcionados pelo Prosai. “As novas contratações geram renda para as famílias e impulsionam o comércio e os serviços locais. Além disso, há previsão de mais vagas em áreas técnicas e administrativas em médio prazo”, explicou.
Objetivos do programa e avanços nas obras
Lançado pelo governador Wilson Lima em setembro de 2024, o Prosai tem como objetivo promover melhorias urbanísticas e de saneamento básico em Parintins. Com financiamento de US$ 70 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto contempla a requalificação de mais de 208 mil metros quadrados ao redor da Lagoa da Francesa.
Entre as melhorias previstas, estão a construção de mercados, parques urbanos, praças, ciclovias, quadras poliesportivas e espaços comerciais, além de um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e um Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.
Saneamento básico e qualidade de vida
As obras de saneamento, ainda em fase inicial, incluem a instalação de 31 quilômetros de redes de esgoto, beneficiando diretamente os bairros Castanheira, Centro, Francesa, Palmares, Santa Clara e Santa Rita de Cássia. A construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e quatro estações elevatórias também integra o projeto, atendendo 2,4 mil famílias na área de intervenção.
Desde o início das atividades, tubulações de rede de abastecimento de água foram instaladas em 46 ruas de seis bairros da cidade, incluindo Paulo Corrêa e São José Operário.
Leia mais:
Wilson Lima assina contrato com BID para financiamento do Prosai Parintins
Governador autoriza início das obras do Prosai Parintins
Explicando: emergência em Parintins por contaminação da água
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook