O Programa Brasil Saudável, lançado pelo Ministério da Saúde em colaboração com 13 pastas, estabeleceu 175 cidades prioritárias para combater 14 doenças e infecções. No Amazonas, 12 municípios, incluindo Manaus, receberão atenção especial. A iniciativa visa eliminar problemas de saúde pública, como tuberculose, hanseníase, HIV/aids e malária, que afetam comunidades em vulnerabilidade social.
Municípios prioritários
Entre as cidades priorizadas no Amazonas estão Borba, Coari, Ipixuna, Maraã, Novo Aripuanã, São Paulo de Olivença, Tapauá, Tefé, Barcelos, Lábrea, Uarini e Manaus.
O programa busca atingir metas globais da ONU e da OMS, além de eliminar diversas doenças e infecções até 2030.
Fiocruz alerta para retorno do sorotipo 3 da dengue
Doenças
As doenças determinadas socialmente foram responsáveis por mais de 59 mil mortes no Brasil entre 2017 e 2021. O Brasil Saudável se propõe a eliminar a malária, doença de Chagas, tracoma, filariose linfática, esquistossomose, oncocercose, geo-helmintíase e cinco infecções de transmissão vertical (sífilis, hepatite B, doença de Chagas, HIV e HTLV).
Ações
O programa, coordenado pelo Ministério da Saúde, visa enfrentar fome, pobreza e desigualdades sociais, além de promover direitos humanos, proteção social e inovação científica. Ações de infraestrutura e saneamento básico também serão ampliadas. O Brasil Saudável é uma resposta inédita para eliminar doenças perpetuadas pela pobreza, fome e desigualdades sociais.
Leia mais:
Pesquisa: mudanças climáticas podem intensificar transmissão de doenças tropicais
Fungos da Amazônia podem combater mosquito da dengue
Anvisa aprova primeira vacina contra o vírus da dengue
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

