A Prefeitura de Rio Preto da Eva — município na zona metropolitana de Manaus, a 50km da capital — anunciou que passará por racionamento de água para toda a população a partir desta segunda (9). De acordo com o prefeito Anderson Sousa, a medida é necessária para que os lençóis freáticos do município não se esgotem totalmente.
“Precisamos fazer com que o nosso lençol freático seja retomado, haja tempo mínimo para que ele possa justamente estar com a água no seu nível e possa levar para as nossas caixas d’água fazerem a distribuição. Então, por isso, nós pedimos a você que procure usar de bom senso, mediante as recomendações que o nosso diretor do SAAE está fazendo para que nós possamos enfrentar esse momento”, pediu o prefeito em suas redes sociais.
Atualmente, todos os 62 municípios do Amazonas estão em situação de emergência por conta da estiagem, que já diminuiu drasticamente o nível dos rios do estado.
Rio Preto da Eva raciona água pela segunda vez
A crise hídrica de 2023 já havia levado Rio Preto da Eva a adotar um sistema de racionamento de água, também para evitar o esgotamento dos lençóis freáticos do município. A severa estiagem faz com que os níveis de água subterrânea também fiquem mais baixos que o normal.
No anúncio da medida de racionamento, o prefeito pediu também que a população evite o desperdício de água, e que adote o uso responsável do recurso quando disponível:
“Contamos com a compreensão e colaboração de todos nesse momento de desafio. Vamos agir com responsabilidade para garantir o uso consciente da água, evitando desperdícios e preservando esse líquido precioso para todos. Estamos juntos nessa luta para superar a crise hídrica.”
Leia mais:
Fumaça de incêndios no Brasil pode alcançar Argentina e Uruguai
Amazonas registra 174 prisões por prática de crimes ambientais
Amazônia concentra 1.558 focos de incêndio
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook