Na última quinta-feira (9), uma operação especial conduzida pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) resultou na apreensão de mais de 1,5 tonelada de produtos irregulares em uma loja da Rua Marcílio Dias, no Centro de Manaus. O objetivo da ação, que ocorreu próximo ao Dia das Mães, foi assegurar que os itens comercializados estivessem em conformidade com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Itens apreendidos
Um total de 5.919 itens foram retirados do mercado devido à falta da certificação. Entre os produtos apreendidos encontravam-se eletrônicos de baixa tensão, material escolar, ventiladores, brinquedos, tomadas, filtros de linha, lâmpadas, fitas de LED e produtos têxteis.
Destes, 400 unidades eram eletrônicos de baixa tensão, incluindo 169 unidades de secador de cabelo; 95 chapinhas de cabelo; 63 máquinas de enrolar cabelo e 73 barbeadores elétricos. De acordo com a Ipem-AM, esses aparelhos sem certificação representariam um risco de incidentes como incêndios e choques elétricos graves.
O estabelecimento responsável pela comercialização dos produtos irregulares terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. Caso não o faça, estará sujeito a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Operação dia das mães
A Operação Dia das Mães, realizada entre os dias 6 e 9 de maio, fiscalizou um total de 6.338 produtos. A força-tarefa, composta pelo Setor de Pré-medidos e pelo Departamento de Conformidade (Dconf), concentrou-se em verificar se os itens mais procurados para presentear no Dia das Mães estavam de acordo com as legislações vigentes e devidamente certificados com o selo do Inmetro.
Apesar da apreensão maior ter sido em uma única loja, houve também a retirada de mercado de produtos em outras lojas, que incluíam eletrônicos de baixa tensão, estojos escolares, ventiladores da marca Bruno, mini games, tomadas, extensões elétricas, lâmpadas LED, fitas de LED e toucas de cabelo, todos sem a certificação do Inmetro.
Nas tomadas e extensões elétricas apreendidas, foram identificados materiais com presença de liga ferrosa, o que representa um risco adicional de curto-circuito e incêndio.
Como denunciar irregularidades
Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Há também o site https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e as redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.
Leia mais:
Wilson Lima adianta Auxílio em homenagem ao Dia das Mães
Prefeitura aumentará concessões para taxistas e mototaxistas em Manaus
Governo do Amazonas envia 30 mil copos de água para o RS
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook