Dados da Cigás destacam impacto ambiental positivo do uso de gás natural na geração de energia elétrica no Amazonas
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) anunciou que o uso de gás natural na geração de energia elétrica evitou a emissão de 6.294.579 toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa – GEE) no estado. Este dado foi revelado durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada no domingo (9) no complexo turístico Ponta Negra.
O estudo da Cigás mostra que o gás natural, utilizado como matriz energética, é uma opção ambientalmente mais sustentável para combater o aquecimento global, emitindo significativamente menos gases de efeito estufa. Os dados abrangem o volume distribuído de gás natural pela Cigás para termelétricas entre 2010 e 2023.
O segmento termelétrico, que representa 84% da demanda por gás natural no Amazonas, foi o foco principal da análise. A Cigás fornece gás natural para geração de energia em municípios como Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e a capital Manaus.
A análise seguiu a metodologia da Norma Brasileira de Mudanças Climáticas – ABNT NBR ISO 14064. Derjam Oliveira, gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Cigás, explicou que em 13 anos, de 2010 a 2023, 13 termelétricas consumiram um volume de gás que, se substituído, exigiria o plantio de 130 milhões de árvores para compensar a emissão de gases.
“Se não fosse consumido esse gás natural, teríamos que plantar 130 milhões de árvores para compensar. Esse dado é importante,” destacou Oliveira, ressaltando a necessidade de pensar no futuro em relação às mudanças climáticas.
O diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, enfatizou a participação do gás natural na transição energética do Amazonas. “Atualmente, 60% da energia consumida no estado é de gás natural, uma energia limpa. Estamos efetivamente contribuindo para essa transição energética. O Governo do Amazonas nos orienta a ampliar o alcance do gás natural, e nesses 13 anos de operação, investimos R$ 1 bilhão,” afirmou Câmara.
Além do anúncio sobre emissões evitadas, a Cigás distribuiu mudas de plantas medicinais e ornamentais. A iniciativa foi bem recebida por moradores como Raimundo Góes, que destacou a importância de evitar 6,2 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa.
A programação do evento também incluiu uma caminhada simbólica para sensibilizar a comunidade sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
*Com informações da Assessoria
Leia mais:
Governo investe R$5,8 bi no setor de gás natural em Silves
Reservas de gás natural do Amazonas atraem investidores
Disputa ambiental em Silves: Indígenas têm 30 dias para comprovar impacto de exploração de gás natural
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook