Adolescentes australianos publicaram mensagens de despedida nas redes sociais horas antes de entrar em vigor a lei que impede o uso de plataformas digitais por menores de 16 anos. A medida começou a valer nesta quarta-feira (10) na Austrália, ainda terça-feira no horário brasileiro e determina que empresas como Instagram, TikTok, YouTube, Facebook e outras adotem mecanismos de segurança para bloquear o acesso de adolescentes.
Com a nova regra, redes como Instagram, Facebook, Threads, TikTok, Snapchat, YouTube, X, Reddit, Kick e Twitch devem excluir contas existentes de menores de idade e barrar a criação de novos perfis.
Mesmo após o início oficial da proibição, o g1 ainda encontrou alguns vídeos no ar na manhã de quarta (10), no horário australiano. À noite, parte desses conteúdos já havia sido removida.
A Austrália é o primeiro país a implementar uma legislação desse porte, aprovada no fim de 2024. O governo afirma que a intenção é proteger crianças de conteúdos inadequados, casos de aliciamento e impactos negativos à saúde mental.
Antes do bloqueio, muitos adolescentes compartilharam despedidas e contagens regressivas, agradecendo seguidores e planejando retornar às plataformas quando completarem 16 anos.
‘Adeus, TikTok. Vejo você em 4 anos’
Um dos vídeos que ganhou destaque foi o da jovem Leila, que publicou, por volta das 21h do dia 9, um post no TikTok com a frase: “Adeus, TikTok. Vejo você em 4 anos”. O perfil, administrado pela mãe, reúne quase 5 mil seguidores.
O criador de conteúdo Anh Tuan também divulgou seu último vídeo antes do bloqueio, agradecendo o apoio e deixando um recado aos seguidores: “Daqui uns 2 ou 3 anos, quando eu recuperar minha conta, vou postar muito mais”. Ele cria conteúdos de tecnologia para mais de 8 mil seguidores. Quando a proibição começou, seu vídeo já somava mais de 12 mil visualizações, mas saiu do ar na manhã desta quarta-feira.

Outra adolescente publicou um vídeo, posteriormente removido, explicando que seria afetada pela nova regra:
“Infelizmente, vou ser afetada pela proibição das redes sociais para menores de 16 anos na Austrália”.
Ela afirmou que deve retornar em dois meses, quando completará 16 anos, e avaliou que o afastamento pode trazer benefícios.
“Vai ser uma boa oportunidade para aprender a viver com menos tecnologia e interagir mais pessoalmente.”
Um usuário que produz animações para quase 12 mil seguidores também fez sua despedida. No vídeo, ele escreveu: “Minha conta vai ser removida por causa da proibição das redes sociais amanhã. Não tenho certeza como… Mas este é meu último post!”
Ele agradeceu à comunidade pelo incentivo: “Vocês me encorajaram a continuar criando”.
*Com informações do G1
Leia mais:
Projeto contra adultização infantil online avança na Câmara de Manaus
Felca denuncia adultização infantil e vence ações contra Tiktok e X
Vídeo mostra crianças sendo abrigadas por vizinha após ataque em escola
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

