A CNH do Brasil foi oficialmente lançada nesta terça-feira (09/12), em Brasília, com a participação da direção do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A iniciativa do Governo Federal atualiza o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, tornando o acesso ao documento mais simples e digital, por meio de um novo aplicativo que substitui e amplia as funções da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Com a CNH do Brasil, candidatos poderão iniciar a habilitação diretamente pelo celular, acessando aulas teóricas dentro da plataforma e realizando treinos de direção com instrutores autônomos e até mesmo em veículos particulares. A mudança visa facilitar o processo e ampliar o alcance da formação de condutores em todo o país.
Aulas obrigatórias reduzidas na CNH do Brasil
Entre as principais alterações anunciadas está a redução da carga horária das aulas práticas obrigatórias. Antes com 20 horas de treinamento, agora o candidato precisará cumprir apenas 2 horas. As aulas teóricas presenciais deixam de ser exigência e passam a ser ministradas pelo aplicativo da CNH do Brasil, garantindo maior autonomia ao aluno.
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, destacou que o órgão já está preparado para atender o novo modelo. “O Detran Amazonas está em Brasília acompanhando o lançamento da CNH do Brasil, um programa que vai facilitar para que as pessoas possam tirar sua habilitação”, disse.
Provas seguem obrigatórias e podem ser feitas em carro automático
Apesar das flexibilizações, exames teóricos, práticos e clínicos continuam obrigatórios para emissão da CNH do Brasil. Uma novidade é que o candidato poderá realizar a prova prática utilizando veículo automático, caso prefira.
O diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, reforçou a importância da avaliação. “Apesar da série de mudanças, continuam algumas obrigatoriedades como os exames teóricos e práticos para salvaguardar a vida de todo usuário do trânsito”, afirmou.
Renovação automática para motoristas sem multas
Durante o evento também foi anunciada uma Medida Provisória que deve permitir a renovação automática da habilitação para motoristas que não tenham multas registradas. A publicação da MP foi nesta terça-feira.
A expectativa é que o novo formato da CNH do Brasil amplie o acesso ao documento e contribua para uma maior regularização de motoristas em todo o país, incluindo no Amazonas.
Leia mais:
Novas regras da CNH: Contran libera instrutor autônomo e aulas sem autoescola
Wilson Lima sanciona leis que reduzem IPVA e ampliam CNH Social
Governo federal disponibilizará cursos de condução gratuitos para obtenção de CNH
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

