Medida busca evitar acidentes e garantir a segurança dos frequentadores
A Prefeitura de Manaus reforçou a proibição do uso de garrafas e objetos de vidro na praia da Ponta Negra, na zona oeste da cidade. No último fim de semana, mais de 150 garrafas foram recolhidas no complexo turístico, segundo a comissão gestora do parque, vinculada ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A medida tem como objetivo reduzir riscos de acidentes e garantir a segurança dos banhistas.
Fiscalização e apreensão de itens proibidos
A equipe de coordenação do parque realiza vistorias constantes na faixa de areia para apreender itens perfurocortantes. Permissionários que atuam no local são proibidos, por contrato, de vender bebidas em embalagens de vidro. Além disso, há sinalização em diversos pontos alertando sobre a restrição.
“A proibição é uma medida de segurança para evitar que cacos de vidro se espalhem pela areia e causem ferimentos. Recomendamos que os frequentadores utilizem garrafas de plástico ou alumínio”, afirmou Alberto Maciel, coordenador da comissão do parque.
Segurança e normas de uso da praia
A praia da Ponta Negra conta com monitoramento de segurança realizado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Bombeiros, além de equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O complexo também recebe serviços regulares de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
Entre as normas de uso da praia, está a proibição de banhos no rio Negro após as 17h, quando a visibilidade na água diminui e não há mais guarda-vidas no local. O cordão de isolamento instalado pelos Bombeiros indica a área segura para banhistas.
O que não é permitido na praia da Ponta Negra
Os frequentadores devem seguir algumas regras para garantir a segurança e a preservação do espaço:
- proibido o uso de garrafas e objetos de vidro;
- não é permitido soltar pipas na praia;
- proibido acampar no local;
- comércio ambulante só é permitido com autorização da prefeitura;
- proibido fazer churrascos ou fogueiras no balneário.
A fiscalização continuará sendo intensificada para garantir o cumprimento das normas e proporcionar um ambiente seguro para todos os visitantes da praia da Ponta Negra.
Leia mais:
Prefeitura intensifica retirada de vegetação aquática na Ponta Negra
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook