Objetivo da ação é recuperar áreas degradadas e fortalecer a agricultura familiar
A agricultura familiar de Beruri (173 quilômetros de Manaus) foi reforçada com a distribuição de 2,5 mil mudas de castanha-do-Brasil. A ação, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com a Fazenda Aruanã, beneficiou 25 produtores rurais locais envolvidos no Projeto Prioritário (PP) da Castanha.
Distribuição de mudas
No último sábado (06/07), cada agricultor recebeu um kit com 100 mudas de castanha. Foram destinadas duas mil mudas à comunidade Nossa Senhora do Livramento e 500 aos produtores do Projeto de Assentamento (PA) Ramal da Cabeceira. O gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Beruri, Luiz Barbosa de Oliveira, destacou que essas mudas serão plantadas em áreas previamente utilizadas para o cultivo de mandioca e banana, aproveitando-as para evitar que se tornem áreas degradadas. A distribuição contou com o apoio da Prefeitura de Beruri e da Associação de Castanha de Beruri (Assoab).
Projeto de recuperação
O chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha, explicou que a distribuição das mudas de castanha-do-Brasil visa fortalecer o setor primário e recuperar áreas degradadas. A intenção é implantar sistemas agroflorestais que combinem o plantio das castanheiras com outras espécies amazônicas que têm potencial de gerar renda.
“Nosso objetivo é promover o desenvolvimento econômico, mantendo o compromisso com a preservação da floresta. A floresta pode, sim, ser um meio de subsistência para o produtor de forma sustentável”, concluiu Rocha.
Leia mais:
Governo investe R$ 380 mil na compra de alimentos da agricultura familiar
Amazonas: R$ 44 milhões do Governo Federal para agricultura e estiagem
Isolados pela estiagem recebem mais de 1.000 toneladas de alimento
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook