O Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) completou quatro meses de funcionamento nesta quinta-feira (10/07) com resultados expressivos: foram realizados 1.986 atendimentos, 310 cirurgias de conização e nenhuma fila de espera para procedimentos. Localizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o centro é referência estadual no tratamento de lesões precursoras do câncer de colo uterino.
Inaugurado em março de 2025 pelo governador Wilson Lima, o Cepcolu é considerado uma das principais estratégias da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para reduzir os índices da doença, que está entre os tipos de câncer com maior incidência entre mulheres amazonenses.
Atendimentos realizados
Nestes quatro meses, o Cepcolu registrou:
- 310 cirurgias de conização;
- 362 consultas de primeira vez;
- 258 retornos;
- 1.056 consultas de seguimento.
A unidade funciona como hospital-dia, com atendimentos de segunda a sexta, das 7h às 19h, oferecendo estrutura moderna com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas, cinco leitos para recuperação pós-anestésica e um anfiteatro para formação de profissionais.
Gestão eficiente garante fim da fila de cirurgias
De acordo com Mônica Bandeira, chefe de departamento do Cepcolu, a ausência de filas se deve à organização da unidade, focada exclusivamente no tratamento de lesões pré-malignas. O modelo hospital-dia, somado ao reforço na equipe de ginecologistas e enfermeiros, permite agilidade nos procedimentos.
“A eficiência no controle de absenteísmo, somada à triagem e acolhimento qualificado, garante um atendimento humanizado e rápido às pacientes”, afirmou Bandeira.
Como acessar o atendimento no Cepcolu
Segundo a enfermeira Andréa Canto, gerente do Cepcolu, o acesso é feito por meio de encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). A paciente realiza o exame preventivo (Papanicolau) e, em caso de lesões suspeitas, é direcionada a uma policlínica para colposcopia e biópsia. Com o diagnóstico de lesão de alto grau, ela é incluída no sistema de regulação estadual (Sisreg) e encaminhada ao Cepcolu, onde a cirurgia é realizada em média em uma semana.
Tecnologia e cuidado no combate ao câncer de colo do útero
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforça que o Cepcolu é um marco no combate ao câncer de colo do útero no Amazonas. “É uma estrutura moderna, focada em prevenção e diagnóstico precoce, que oferece resposta rápida e eficaz para as mulheres da capital e do interior do estado”, destacou.
Cepcolu é referência para todo o Amazonas
O centro atende pacientes de Manaus e de municípios do interior, sendo o único especializado em conização no estado. A atuação estratégica da unidade reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o acesso à saúde da mulher, por meio de um programa estruturado de prevenção e tratamento do câncer de colo uterino.
Leia mais:
Com telessaúde, tempo de espera por consulta cai para 19 dias no Amazonas
Brasil responderá a tarifas de Trump de forma recíproca, diz Lula
“O tiro vai sair pela culatra”, diz Haddad sobre tarifas de Trump
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

